EnglishEspañolPortuguês

Mães animais inspiram a humanidade com histórias de amor e dedicação

8 de maio de 2016
2 min. de leitura
A-
A+

Redação ANDA – Agência de Notícias de Direitos Animais

Foto: National Geog$raphic
Foto: National Geog$raphic

As mães do mundo animal são inspiradoras, da baleia jubarte totalmente dedicada a proteger seu filhote à fêmea de um minúsculo sapo que percorre jornadas para criar seus girinos.

Para homenagear a maternidade animal, a editora chefe do National Geographic Rachel Buchholz reuniu histórias comoventes de fêmeas com seus filhotes. O resultado foi o livro “Mães incríveis: Lições de amor do Reino Animal.” A obra combina fotos de mães e filhotes dormindo, brincando ou simplesmente convivendo, com palavras sábias de diversas fontes como poemas, provérbios e figuras públicas.

É maravilhoso como fêmeas de espécies tão diferentes como mamíferos e répteis tenham um comportamento tão semelhante ao das mães humanas. Elas estão realmente comprometidas em criar os filhotes da melhor forma possível.

Sendo humana ou não-humana, a experiência é parecida: criar a prole para que seja capaz de se cuidar, para então conquistar a independência e deixar o ninho.

Para Buchholz, mães são professoras. Se você é uma chita, sua mãe ensina exatamente quais lugares são seguros para se esconder. Mães chimpanzés ensinam aos filhotes quais insetos servem para comer e como pegá-los.

Ainda que os animais nasçam com instintos, é a mãe que orienta a usá-los para a sobrevivência.

No livro, é possível encontrar histórias fantásticas, como no caso da espécie de sapo Oophaga pumilio. A fêmea do sapo, ciente de que os girinos não podem ficar juntos ou devorariam uns aos outros, carrega os filhotes por longas distâncias e escolhe uma planta para cada um ser abrigado (considerando que são centenas).

Outra curiosidade é que muitos animais mantêm o vínculo com as mães após adultos, como acontece na humanidade. Filhotes de orangotango,por exemplo, passam de seis a sete anos com suas mães e retornam para visitá-las durante toda a vida.

Há ainda casos de dedicação extrema, como uma espécie de pássaro em que a fêmea usa suas próprias fezes para selar a entrada da toca na árvore e salvar seus filhotes dos predadores.

As semelhanças são muitas, provando mais uma vez que animais possuem emoções e comportamentos complexos. As mães animais merecem ser celebradas nesta data, pois demonstram perfeitamente a intensidade do amor materno e a dedicação sem limites.

Você viu?

Ir para o topo