A Guarda Municipal de Limeira (SP) realizou a soltura de 14 espécies de aves silvestres na manhã desta quarta-feira (19). O Pelotão Ambiental foi acionado pelo morador da residência onde os pássaros estavam, no bairro Odécio Degan. Ele os entregou de forma voluntária aos agentes. Durante o procedimento, a corporação encontrou um grupo que realizava o corte de árvores com motosserras sem documentação. Os equipamentos foram apreendidos. Ninguém foi detido.
O gerente de segurança do Pelotão Ambiental, Angelo Antonio Gomes de Oliveira, afirmou ao G1 que nenhuma multa ou punição é prevista para o homem que mantinha as aves em casa porque ele fez a devolução voluntária delas à natureza. Entre as espécies, havia tico-ticos reis, trinca-ferros, pássaros preto, sabiás, coleirinhas e canários silvestres.
Quanto ao grupo que fazia o corte de laranjeiras com motosseras sem documentação, dos seis equipamentos, cinco estavam irregulares, de acordo com o Pelotão Ambiental. Segundo Oliveira, foi registrado um termo circunstanciado e arbitrada taxa de regularização junto ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
“Há ainda uma multa judiciária prevista. Os proprietários poderão retirar os equipamentos desde que paguem a taxa e comprovem que as motosserras pertencem a eles”, disse Oliveira.
Fonte: G1