EnglishEspañolPortuguês

Labradora se torna a primeira cadela do mundo a ser salva por uma cirurgia cardíaca

4 de abril de 2016
2 min. de leitura
A-
A+

Redação ANDA – Agência de Notícias dos Direitos Animais

Foto: Reprodução/Newsteam
Foto: Reprodução/Newsteam

Cirurgias cardíacas são relativamente comuns em humanos, mas Mabel, a Labradora, tornou-se a primeira cadela a ser salva pelo procedimento no mundo.

De acordo com o Mail Online, o animal de três anos sofria de uma doença congênita chamada displasia tricúspide, uma má-formação das principais valvas do coração.

O problema causava muito sofrimento a Mabel, que enfrentava exaustão constante e falência cardíaca. Seus dois ventrículos eram tão pequenos que pouquíssimo sangue conseguia fluir.

Sua tutora Annabelle Meek, uma secretária aposentada de Melton, estava ciente de que o procedimento era totalmente novo, mas decidiu correr os riscos pelo futuro da cadela. Assim, Mabel foi encaminhada ao especialista Dan Brockman, do Royal Veterinary College (RVC) – o principal hospital veterinário de Hatfield.

Foto: Reprodução/Newsteam
Foto: Reprodução/Newsteam

Foram seis longas horas na mesa de cirurgia nas mãos de uma equipe altamente qualificada, que se deparou com um desafio maior do que imaginava. Mabel nasceu com a valva cardíaca fechada e sua sobrevivência até então já era um feito impressionante.

Mas os esforços valeram a pena e a valva do coração de Mabel foi aberta o suficiente para suportar o fluxo de sangue. O Doutor Brockman optou por reparar a valva em um processo minucioso ao invés de optar por uma versão sintética, garantindo o sucesso da operação. A cadela voltou para casa depois de seis dias na UTI.

“A cirurgia cardíaca em animais é muito arriscada. O tutor precisa ponderar o tempo e qualidade de vida que restam ao cão e a possibilidade de ter uma vida normal, com uma estimativa de 80% de chance de sucesso.”, disse Brockman.

Hoje Mabel está em casa se recuperando e sua tutora só tem a agradecer à equipe dedicada da RVC, que não apenas deu uma nova oportunidade à Labradora, mas abriu caminho para que o novo procedimento salve muitas outras vidas.

“Mabel acaba de dar uma volta completa no meu jardim pela primeira vez desde a cirurgia. Foi um trabalho magnífico e todos os profissionais foram extremamente atenciosos, do porteiro do hospital à equipe de veterinários. “, declarou Meek.

Você viu?

Ir para o topo