EnglishEspañolPortuguês

Leonardo DiCaprio se engaja na luta para salvar Elefantes da Sumatra na Indonésia

30 de março de 2016
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Reprodução/Leonardo di Caprio - Facebook
Foto: Reprodução/Leonardo di Caprio – Facebook

Os elefantes e outros animais nativos do parque nacional de Leuser, na Indonésia, estão sofrendo o duro impacto da indústria do óleo de palma. Estima-se que uma área florestal do tamanho de 300 campos de futebol é devastada para dar lugar ao cultivo de palma a cada hora, de acordo com matéria do One Green Planet.

O óleo de palma ganhou popularidade porque é barato, versátil e pode ser conservado em temperatura ambiente. Conforme aumenta a demanda pelo produto, mais animais perdem seu lar.

Os Elefantes da Sumatra, já criticamente ameaçados, estão perdendo seu habitat pouco a pouco. Família de elefantes estão tendo extrema dificuldade em encontrar fontes seguras de água e comida, tornando a sobrevivência quase impossível. Além disso, os orangotangos também podem ser extintos da região nos próximos 20 anos, já que são mortos e capturados como “pragas” nas plantações de palma.

Felizmente, celebridades como Leonardo DiCaprio estão lutando contra essa realidade vergonhosa. Leo postou uma foto no Facebook em que aparece ao lado dos elefantes e da equipe dedicada a salvá-los, com a legenda: “As florestas tropicais de Leuser são consideradas o melhor habitat que resta aos Elefantes da Sumatra. Nestas matas estão os caminhos ancestrais de migração dos elefantes, ainda utilizados pelas hordas remanescentes. Mas a expansão das plantações de palma está fragmentando a floresta e cortando as rotas dos animais, dificultando que as famílias de elefantes encontrem suas fontes de comida e água.”

DiCaprio também anunciou recentemente que sua fundação doará U$15 milhões para organizações de proteção ambiental. Fora dessa quantia, um fundo especial será criado para garantir a proteção de 6,5 milhões de acres de florestas na Sumatra que foram exploradas pela indústria do óleo de palma.

É muito interessante ver um artista com grande visibilidade usando sua influência para o bem. Se você também quer apoiar o grupo Forest Nature and Environment Aceh na luta pela preservação do Ecossistema de Leuser, assine a petição.

 

Você viu?

Ir para o topo