EnglishEspañolPortuguês

Especialistas investigam se gatos gostam de ser beijados

29 de março de 2016
3 min. de leitura
A-
A+

Redação ANDA – Agência de Notícias de Direitos Animais

As pessoas gostam de expressar afeição por seus gatos. Foto: Poprotskiy Alexey/Shutterstock
As pessoas gostam de expressar afeição por seus gatos. Foto: Poprotskiy Alexey/Shutterstock

Como você diz ao seu gato que o ama? Se você faz isso beijando-o, alguma vez já se perguntou se ele gosta disso?

Franny Syufy, especialista em gatos do About.com, realizou uma pesquisa informal a pedido de Jenn Savedge, do Mother Nature Network, e descobriu que a grande maioria dos respondentes beija os seus gatos regularmente, porém afirmavam não saber se os seus gatos apreciavam o gesto.

Conforme a reportagem do Mother Nature Network, existe a crença popular de que os gatos apresentam certa indiferença no seu comportamento, mas a pesquisa mostra que eles verdadeiramente amam os seus humanos. Porém, as formas que eles usam para expressar amor são diferentes daquelas com as quais estamos acostumados – o que significa que podemos aprendê-las. “E haveria melhor maneira de mostrarmos a nossa afeição?”, pergunta Savedge.

Provavelmente não causa surpresa a afirmação de que os gatos podem se comportar de modo um tanto inconstante com relação a quando, onde e que tipo de carinho eles recebem. Enquanto alguns gatos parecem ter uma inclinação para gostar de beijos humanos, outros certamente não os apreciam. Por isso, é importante sentir de que lado o seu gato está.

Mas a possibilidade de um gato gostar ou não de afeto pode mudar conforme o dia – ou até mesmo a hora. O mesmo gato que adora receber carinho de manhã pode rejeitar muita atenção à noite. Eles podem ser temperamentais, e aprender a falar a sua língua pode ser muito útil no sentido de melhor entendê-los.

Segundo os especialistas, os beijos dos gatos são muito diferentes do que conhecemos como beijos humanos. “Alguma vez você percebeu que, quando um gato está relaxado e feliz, ele fecha os olhos enquanto olha para você? Não, ele não está com sono. Ele está de fato lhe mandando um beijo!”, diz o terapeuta comportamental de gatos Jackson Galaxy. Ele explica que, quando gatos fecham os olhos para você, eles estão permitindo que você saiba que lhes são vulneráveis – e isso é amor.

Quando um gato fecha os olhos para você, ele está dizendo que o ama. Foto: Tomatito/Shutterstock
Quando um gato fecha os olhos para você, ele está dizendo que o ama. Foto: Tomatito/Shutterstock

Novamente, você precisa conhecer os sinais particulares do seu gato para entender o que significam. Como descreve a comportamentalista especialista em felinos Pam Johnson-Bennett, “Olhos apertados com orelhas à diagonal certamente não estão demonstrando amor e afeição naquele momento”.

Em outras palavras, há uma grande diferença entre isso:

Esse não é um gato relaxado. Foto: Stefan Petru Andronache/Shutterstock
Foto: Stefan Petru Andronache/Shutterstock

e isso:

Foto: Verkhovynets Taras/Shutterstock
Foto: Verkhovynets Taras/Shutterstock

Além de beijá-los, há outras formas de dizer ao seu gato que você o ama. O vídeo a seguir foi criado por Jackson Galaxy como uma brincadeira para o Valentine’s Day, mas as suas dicas para relacionamento com os gatos são relevantes o ano todo:

Savedge conclui que, quando se trata de beijos, é importante saber que alguns gatos gostam e outros não. “Conheça o seu gato e como ele gosta de demonstrar afeto, e dessa forma você conseguirá entender e falar a sua linguagem de amor”.

Você viu?

Ir para o topo