Baleeiros japoneses caçam mais de 200 baleias grávidas na Antártica


Whale being towed by the hunter ship Yushin Maru No.2 in the Southern Ocean today.
Divulgação

A frota baleeira do Japão retornou nesta quinta-feira (24) da caça na Antártica com mais de 300 baleias, incluindo mais de 200 fêmeas grávidas.

A Corte Internacional de Justiça decidiu, em 2014, que a caça à baleia promovida pelo Japão nos oceanos do Sul deveria ser encerrada, fazendo o país cancelar sua temporada de caça na ocasião. O país afirmou que retomaria as caçadas posteriormente.

07
Divulgação

A frota baleeira saiu para a caçada em dezembro, em meio a críticas internacionais. Os últimos navios retornaram a Shimonoseki, no sudoeste do Japão nesta quinta trazendo 333 baleias-de-minke, segundo a agência de pesca do país.

Do total, 103 eram machos e 230 eram fêmeas, das quais 90% estavam grávidas, ou seja, mais de 200.

“O número de fêmeas grávidas é consistente com caças anteriores, o que indica que a situação de procriação das baleias-de-minke na Antártica é saudável”, afirmou a agência em um comunicado.

O Japão pretende caçar cerca de 4 mil baleias nos próximos 12 anos como parte de seu “programa” de pesquisa. O país reitera que seu objetivo final é a retomada da caça comercial.

Fonte: G1

Nota da Redação: O ciclo da ganância que apoia a indústria da caça à baleia fez com que as populações de baleias, uma atrás da outra, desaparecessem. Ainda não se sabem se algumas das espécies poderão se recuperar, mesmo após décadas de proteção. A enganação que a indústria que consome esse mercado cria, já devastou milhares de animais e levou muitas espécies ao risco de extinção. Não basta criar para consumir. A fome que a humanidade tem vai além de sua capacidade de proteção e a necessidade do “exótico”, e o valor, camuflam o legado sangrento deixado pela ganância do homem.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

PRESERVAÇÃO

DESESPERO

CONSOLO

CALIFÓRNIA

ANGÚSTIA

COMPANHIA

VIOLÊNCIA INJUSTIFICADA

ASSASSINATO BRUTAL

EXEMPLO


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>