EnglishEspañolPortuguês

Empresas concedem dia de dispensa a tutores após falecimento de seus animais‏

19 de março de 2016
2 min. de leitura
A-
A+

Redação ANDA – Agência de Notícias de Direitos Animais

Foto: Daily Mail
Foto: Daily Mail

Para os tutores que amam os seus animais, eles não são “apenas um cão” ou “apenas um gato”. As pessoas compartilham laços profundos de amor com os seus animais, e quando um deles vem a falecer, a experiência é devastadora.

Felizmente, algumas empresas nos Estados Unidos estão compreendendo isso, e começando a levar mais a sério essa questão.

Segundo uma reportagem da CBS Miami, certas companhias estão oferecendo os chamados “pet bereavement days” (“dias de luto para perdas de animais”), para que os funcionários possam processar a morte de seu animal, de modo a poderem se recompor diante do fato e se restabelecerem emocionalmente.

Foto: BBC
Foto: BBC

“Chief era o melhor cão”, disse Erica Lee, cujo animal faleceu recentemente. “Ele era muito doce e amoroso. Eu estou desolada”.

Por sorte, a empresa na qual Lee trabalha ofereceu um dia de descanso remunerado para que ela pudesse ficar em casa, absorvendo o que ocorreu e explicando o fato ao seu filho.

Entre as empresas que oferecem o benefício estão a Maxwell Health, a Trupanion – que comercializa seguros para animais, e a empresa de software VM Ware, que não trabalha formalmente com esta política, mas oferece flexibilidade nesses casos. Conforme o Huffington Post, a companhia hoteleira Kimpton, baseada em San Francisco, vem proporcionando aos seus funcionários benefícios como seguro para animais, dia de luto e comodidades no local como tigelas de água, petiscos, camas e brinquedos, desde 1981.

Infelizmente, a ideia é nova e muitas empresas ainda não oferecem sequer o dia de dispensa aos funcionários nesses casos. No entanto, a Humane Society oferece diversas dicas sobre como lidar com esta situação, incluindo orientações sobre como preparar um memorial para o animal ou sugestões de procura por grupos de apoio a perdas.

Algumas comunidades online como a Association for Pet Loss and Bereavement também provêm informações sobre grupos de apoio em cada estado americano.

Quanto a Lee, ela diz ser grata pelo tempo que lhe foi permitido para que pudesse chorar por Chief, e por trabalhar em uma empresa que a compreende.

“Conceder um dia de luto para esses casos de perdas de animais deveria absolutamente ser uma norma em qualquer companhia”, disse ela.

Você viu?

Ir para o topo