EnglishEspañolPortuguês

Urso polar e outros animais sofrem em silêncio em zoológico chinês

12 de março de 2016
3 min. de leitura
A-
A+

Redação ANDA – Agência de Notícias de Direitos Animais

Letárgico, o urso polar já demonstra problemas mentais decorrentes do confinamento. Foto: Animals Asia
Letárgico, o urso polar já demonstra problemas mentais decorrentes do confinamento. Foto: Animals Asia

Um estabelecimento que funciona como zoológico e aquário, localizado em um shopping center da China, está sendo considerado um dos mais tristes do mundo e tem recebido pressão crescente pelo seu fechamento devido à flagrante negligência aos animais por ele explorados.

Confinando dois ursos polares híbridos, seis belugas jovens, cinco morsas filhotes e dois lobos-do-ártico, entre outros animais, o Grandview Mall Ocean World abriu oficialmente há pouco mais de dois meses e está sendo objeto de uma petição criada pela ONG Animals Asia, baseada em Hong Kong, que já recebeu mais de 70 mil assinaturas para que feche as suas portas.

Um vídeo obtido pela organização mostra um urso polar deitado de lado em um gabinete pequeno, rodeado por paredes e piso de concreto, e envelopado em uma luz azul artificial.

Dave Neale, diretor da Animals Asia, afirmou que a ONG está pedindo ao público que boicote o local.

“Esse urso não tem paz, nem nada de natural para lhe dar conforto. Todos sabem que ursos polares têm necessidades físicas e características comportamentais complexas, e no entanto ele está encarcerado dessa maneira”.

“Estamos apelando ao público para que não visite o estabelecimento. Estamos trabalhando para que o mesmo seja fechado. Esse é um urso que sofre para que? Para selfies? Para o deleite de quem faz compras?”.

Lobo-ártico permanece deitado no canto de sua cela de concreto. Foto: Animals Asia
Lobo-ártico permanece deitado no canto de sua cela de concreto. Foto: Animals Asia

Preocupações também pairam sobre as condições de vida dos animais, após declarações de visitantes de que as belugas estão sendo mantidas em água suja, e que o tanque onde vive o tubarão é pequeno demais. Além disso, um peixe garoupa morreu de negligência sob a responsabilidade do zoológico.

Animais são mantidos em espaços pequenos e com água suja. Foto: Animals Asia
Animais são mantidos em espaços pequenos e com água suja. Foto: Animals Asia

De acordo com o Guangzhou Daily, o Departamento de Oceanos e Pesca de Guangzhou abriu uma investigação sobre a empresa em janeiro e descobriu que vários animais foram feridos ou lesionados durante o processo de transporte para o zoológico.

O aquário ocupa os segundo e terceiro andares de um pequeno shopping na cidade de Guangzhou.

O gerente do aquário Li Chengtang disse à mídia local que os animais lá confinados “têm espaço suficiente para viver e brincar”, e que “nenhum animal morreu sob os cuidados do zoológico”.

No entanto, não é isso que mostram as fotos e o vídeo, nos quais os animais aparecem letárgicos, entediados e sofridos. No vídeo, pode-se ver claramente que o urso polar já apresenta distúrbios mentais, devido ao confinamento.

Você viu?

Ir para o topo