Redação ANDA – Agência de Notícias de Direitos Animais
De acordo com um relatório da ONG Animal Legal Defense Fund (ALDF), um lobo cinzento, um tigre siberiano, dois ursos negros e mais de 50 outros animais vivem em péssimas condições no Animaland, um zoológico de beira de estrada na Pensilvânia (EUA).
Segundo escreveu a organização, funcionários do zoológico “estão demonstrando uma total falta de habilidade em cuidar não só do tigre e dos ursos, como também de quatro macacos, uma raposa, dois linces e inúmeras outras criaturas”.
Os animais estão sendo mantidos em gaiolas muito pequenas, sob o chão de concreto e sem estímulos ou contato com outros indivíduos de suas espécies. Dadas estas condições, a ALDF entrou com uma ação contra a empresa no dia 9 de março.
A ONG lembra que os lobos são animais de matilha que naturalmente vagam por vastos territórios. Bear, o lobo cinzento, vive confinado em uma gaiola pequena demais para um animal de seu tamanho. Como resultado, ele tem se demonstrado atipicamente letárgico.
Baby, o tigre, também vive em um gabinete minúsculo e insalubre com piso de concreto, “que parece carecer de água regularmente”, afirmaram os autores do processo.
Dois ursos negros, Shawn e Sandy, ambos em cativeiro no zoológico há 17 anos, estão presos em celas nas quais mal conseguem andar, de tão pequenas.
Dois macacos capuchinhos permanecem olhando impotentes para fora das grades de metal de sua jaula no Animaland.
A ONG diz estar surpresa com o fato deste zoológico ainda existir, especialmente considerando que o mesmo já recebeu 60 intimações de violação nos últimos seis anos por parte do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos. O estabelecimento tem sido citado por sua falha em atender até mesmo os requisitos mais básicos de cuidado apropriado aos animais, sob a lei de Bem Estar Animal (Animal Welfare Act -AWA).
Assine a petição para ajudar a libertar Bear, Baby, e as dezenas de outros animais explorados pelo Animaland, para que eles sejam enviados para santuários.
Nota da Redação: As condições deploráveis a que se refere a ONG nesse caso são comuns em todos os zoológicos. Mesmo que aos olhos do público a situação pareça razoável, o fato de viverem confinados em cativeiro já constitui uma violação de suas necessidades básicas, pois isso não está de acordo com a sua natureza. O resultado disso são as doenças físicas e mentais, tão comumente observadas nesses animais.