Cinco jiboias são devolvidas a natureza em Quixadá (CE)


Cinco jiboias voltarão a viver em seu verdadeiro habitat, a partir desta sexta-feira (04), através de uma ação conjunta da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) e Ibama, a ser realizada no município de Quixadá, no Ceará.

Além das serpentes outras quarenta aves serão devolvidas à natureza. Os animais serão transportados no novo carro da Superintendência, “primeiro do Estado com logística especializada para o transporte adequado de espécies silvestres”, segundo o fiscal ambiental da autarquia, Roberto Cavalcante.

carrofaunasemace
Divulgação

Os animais foram resgatados pelos órgãos ambientais e encontram-se sob cuidados de veterinários e biólogos do Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Ibama, em Messejana. Já as aves são: Periquito-da-Caatinga, habitante da caatinga e cerrado; e passeriformes, de ordem conhecida popularmente como pássaros ou passarinhos. “Infelizmente ainda constatamos que o Periquito-da-Caatinga é uma espécie que sofre grande pressão de caça e é ilegalmente comercializada nas estradas”, informou Cavalcante.

De acordo com o setor de Defesa da Fauna (Sedfauna) da Diretoria de Fiscalização da Semace, esse ano foram feitas duas solturas nos municípios de Guaramiranga e Maranguape, com o total de 104 espécimes devolvidas à natureza. “Com o novo carro da autarquia vamos otimizar esse tipo de atividade oferecendo um ambiente de conforto e bem estar para os animais durante os resgates e solturas. O Estado passa a ganhar referência com o veículo pois é o único que oferece ambiente com climatização e estrutura para adequar cada tipo de espécie”, explicou Roberto.

Disque Natureza
A Semace possui o Disque Natureza para casos de denúncias de agressão ou resgate de animais silvestres, através do contato 0800.2752233 (ligação grátis). A autoria da denúncia é preservada. O contato também pode ser feito pelo e-mail atendimento.fauna@semace.ce.gov.br
O guardião do animal pode devolvê-lo voluntariamente ao Cetas, sem ser responsabilizado. Para isso é necessário obter orientações sobre o transporte do animal no telefone (85) 3474.0001.

Fonte: Governo do Estado do Ceará


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

VÍTIMAS DA CAÇA

MAUS-TRATOS

RECONHECIMENTO

PRESERVAÇÃO

VAQUINHA ON-LINE

FINAL FELIZ

LEALDADE


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>