EnglishEspañolPortuguês

ONG veicula campanha contra transporte de animais para consumo

2 de março de 2016
2 min. de leitura
A-
A+

Redação ANDA – Agência de Notícias de Direitos Animais

"Algumas viagens nunca deveriam ser feitas", diz o anúncio, exibindo a foto de um bovino angustiado. Foto: Animals Australia
“Algumas viagens nunca deveriam ser feitas”, diz o anúncio, exibindo a foto de um bovino angustiado. Foto: Animals Australia

A ONG Animals Australia conseguiu uma pequena vitória em sua batalha contra a indústria de exportação de animais vivos.

O Advertising Standards Board, que é um conselho responsável por avaliar campanhas publicitárias e promocionais no país, rejeitou um pedido feito pela Livestock South Australia para que fossem removidos anúncios postos pelo grupo ativista de direitos animais em ônibus e outdoors.

O anúncio que está circulando em laterais de ônibus traz a imagem de um bovino australiano em agonia no evento “Muslim Festival of Sacrifice”, nas ilhas Mauritius, em 2013, acompanhada de um slogan que diz: “Live Export; It’s a crime against animals” (“A exportação de animais vivos é um crime contra os animais”).

A campanha está sendo veiculada desde Dezembro em todas as principais cidades da Austrália e tem recebido inúmeras reclamações de criadores de animais para consumo do sul do país.

Geoff Power, presidente do grupo frigorífico Livestock SA, pressionou o governo em favor dos produtores, apelando para que os anúncios fossem removidos.

“Eu não sei o que as pessoas da cidade vão pensar, mas a exportação de animais vivos não é um crime; é algo totalmente legal e é realizada de acordo com estritas diretrizes de bem estar animal”, disse Power.

As queixas contra as propagandas alegam que elas causam alarde e transtornos, incluindo perturbações a crianças, uma vez que elas retratam crueldade a animais e não estão dentro dos padrões predominantes no negócio.

No entanto, apesar das reclamações dos criadores e da indústria que explora animais para consumo humano, a campanha seguiu em frente e a organização teve a permissão para continuar ostentando os seus anúncios até o fim.

A campanha já foi finalizada, porém a Animals Australia anunciou que irá lançar novos anúncios para este ano em breve.

O período de veiculação dos anúncios coincidiu com dois incidentes trágicos envolvendo transportes de animais em navios da Austrália.

Um deles aconteceu nos primeiros dias de janeiro, quando um navio encalhou em alto mar com 13 mil animais a bordo incluindo ovelhas e bovinos que seriam exportados para consumo, conforme publicado pela ANDA. Eles ficaram presos no navio por 10 dias, quando foram finalmente deportados e os sobreviventes foram enviados para outros abatedouros.

O outro caso foi o de um navio que transportava 200 bovinos para a Austrália, neste mês, sendo que cerca de 56 vacas morreram por ferimentos devido ao mar bravio enfrentado na viagem.

Apesar da gravidade desses dois acontecimentos, incidentes envolvendo transporte de animais para consumo são extremamente comuns, tanto em navios quanto em rodovias.

Você viu?

Ir para o topo