EnglishEspañolPortuguês

Escândalo internacional: eutanásia de animais na Espanha

11 de fevereiro de 2016
2 min. de leitura
A-
A+

Fotos http://www.lavanguardia.com/
Fotos http://www.lavanguardia.com/

Uma denúncia do Projeto GAP da Espanha começou a circular na mídia espanhola e também a ser discutida a nível mundial. Um obscuro Decreto Real sob n° 1333 de 2006, que regulamenta o destino dos animais confiscados pelo Estado de mãos de traficantes ou por diversas ilegalidades determina que sejam eutanasiados, caso não exista outro destino.
Ante este esquecido Decreto, que hoje se ressuscita para caso específico, a Espanha pode ser convertida em um dos poucos países no mundo, e sem dúvidas da Comunidade Europeia, que pode assassinar espécies ameaçadas de extinção, protegidas pela convenção CITES, a qual ela também assinou.
Existe um Centro de Resgate em Madri, o Rainfer, que alega ter 135 primatas em sua posse como Fiel Depositário, sendo que 80% deles são de propriedade do Estado Espanhol. Rainfer entrou em crise financeira e pode fechar as portas de forma iminente. Entre os primatas, existem chimpanzés, um orangotango e macacos menores. Não existe na Espanha Santuários que possam acolher estes símios e os zoológicos, em sua grande maioria, estão em situação precária e vários deles são denunciados por maus-tratos aos animais que hospedam.
Divulgação
Divulgação

Pedro Pozas Terrados, diretor do Projeto GAP na Espanha e membro executivo do Projeto GAP Internacional, denunciou a possibilidade que o Estado decida pela eutanásia de uma grande parte daqueles animais e exige que o Decreto Real n° 1333 seja cancelado, para que a Eutanásia Animal, como alternativa, não exista mais na Legislação daquele país.
O Centro de Resgate e Experimentação Rainfer é de propriedade particular. Alguns chimpanzés procedentes do tráfico e de zoológicos foram parar lá através dos anos, como um orangotango do Zoológico de Valência. Se os zoológicos se desfizeram deles, como é possível que as autoridades pretendam devolvê-los aos lugares de onde eram evidentemente maltratados, como também é mencionado no Decreto, como alternativa?
A iniciativa do Projeto GAP já está circulando no Parlamento Espanhol, a fim de obter a maioria de votos para derrotar o maldito Decreto Real n° 1333, que condena inexoravelmente à morte dezenas de animais inocentes em pleno Século XXI.

Você viu?

Ir para o topo