EnglishEspañolPortuguês

Livro sobre experimentação animal abre novas fronteiras para uma ciência livre de cobaias

26 de fevereiro de 2016
2 min. de leitura
A-
A+

Nazareth Agra
[email protected]

O livro Experimentação Animal: um obstáculo ao avanço científico de Thales Tréz (Tomo Editorial) traz importantes argumentos do campo científico que ajudam a derrubar o paradigma do uso de cobaias, defendido por boa parte dos cientistas e acadêmicos.

experimentacao_animal
Divulgação

Ainda que a motivação ética do não uso de animais para proveito humano prescinda de coadjuvação argumentativa, ter elementos para além dos éticos é fundamental, sobretudo no convencimento da comunidade científica de que é possível “fazer ciência” respeitando os animais. Por entender que tal fundamentação fortalece a defesa animal, a editora apostou na tese.

A pesquisa biomédica que se sustenta na utilização de animais “de laboratório” tem raízes muito antigas e poderosas. O debate sobre a necessidade de se perpetuarem as práticas de apropriação dos corpos e das vidas de animais não humanos para ensino e pesquisa finalmente escapa dos ambientes acadêmicos e atinge a população em geral.

As discussões, no entanto, são ainda muito pontuais e pouco aprofundadas, uma vez que a maioria dos canais de comunicação, abastecidos pelas informações de pesquisadores vivisseccionistas, tem vínculos com o sistema produtivista ora vigente neste tipo de ciência.

O autor do livro, exibe sua vocação natural de educador, foge deliberadamente dos questionamentos éticos (embora fique muito nítida sua posição nas entrelinhas), arregaça as mangas e joga luz num palco pouco iluminado. Utilizando-se de rigor científico, reúne informações que falam por si só e aos poucos desconstrói a falácia da eficiência das práticas vivisseccionistas. A sociedade vive um momento de mudanças.

Muitas coisas que já serviram, não servem mais. A obra é um farol, sobretudo para pesquisadores, professores, alunos de graduação e pós graduação que queiram se aprofundar no assunto. E preenche uma imensa lacuna na formação de novos cientistas no país. Com visão para o futuro, é um convite a participar da construção de uma nova Ciência, que seja mais eficaz para remediar e curar as mazelas humanas, sem ser injusta com outras formas de vida.

Você viu?

Ir para o topo