EnglishEspañolPortuguês

Coelhos e outros animais são mortos em testes para lubrificantes sexuais

25 de fevereiro de 2016
2 min. de leitura
A-
A+

Redação ANDA – Agência de Notícias de Direitos Animais

Foto: divulgação
Foto: divulgação

Coelhos, ratos e porquinhos-da-índia têm dado suas vidas pela nossa satisfação e saúde sexual. Esses animais são explorados em estudos da segurança de lubrificantes.

No último ano, a Administração de Drogas e Alimentos dos Estados Unidos (FDA) anunciou que os lubrificantes pessoais são considerados oficialmente produtos médicos e, portanto, devem ser testados em animais, a fim de obter a aprovação de pré-comercialização chamada 510 (k). As informações são do Care2.

Durante os testes, o lubrificante é injetado por uma seringa na vagina das coelhas. Para os ratos, isso significa uma injeção de lubrificante em suas barrigas. Nos porquinhos-da-índia, é dada uma injeção sob a pele, de acordo com Jeffrey Brown, um associado de pesquisa da ONG PETA (People for the Ethical Treatment of Animals). Depois disso, todos os animais são mortos e os coelhos são dissecados para “procurar sinais de irritação vaginal”, explicou Brown ao Vocativ.

Segundo a definição oficial do FDA: “Este dispositivo é um lubrificante pessoal, por peniana e / ou aplicação vaginal, destina-se a hidratar e lubrificar, para melhorar a facilidade e conforto de atividade sexual íntimo, e completar a lubrificação natural do corpo. Este produto pode ou não ser compatível com o látex de borracha natural, poli-isopreno, e / ou preservativos de poliuretano.”

Há outros usos também: lubrificantes pessoais podem ser usadas por mulheres na pós-menopausa para gerenciar os sintomas de secura vaginal, os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) também recomendam o uso de lubrificantes à base de água ou silicone para evitar a ruptura de preservativos e evitar a transmissão do HIV.

Em resposta às novas exigências do FDA, o departamento regulatório da PETA, juntamente com vários fabricantes de produtos, registrou queixas. PETA observa que os métodos de teste com células humanas cultivadas são menos caros e garantem igualmente, ou mais, a segurança humana do que os testes em animais.

A presidente e fundadora da da empresa de lubrificantes orgânicos Good Clean Love, Wendy Strgar, também contesta a necessidade de pesquisas com animais. Além de serem cruéis, os testes com animais também não são eficazes. A mudança para um modelo de testes em tecido humano iria proporcionar uma leitura muito mais precisa.

“Os modelos animais não fornecem qualquer evidência confiável sobre a toxicidade em seres humanos”, diz Strgar. “Não há outra vagina no reino animal com fisiologia semelhante. A vagina humana tem um pH baixo e uma resposta imunológica dependente do ambiente ácido.”

Strgar ganhou uma vitória parcial, a FDA consentiu que um de seus quatro testes com animais fosse substituído por um teste de modelo de tecido humano.

Você viu?

Ir para o topo