Filhote de anta de 30 kg é resgatado por morador no sul do Tocantins


Filhote de anta tem 30 quilos e apenas quatro meses (Foto: Divulgação/Naturatins)
Filhote de anta tem 30 quilos e apenas quatro meses (Foto: Divulgação/Naturatins)

Um filhote de anta de 30kg foi resgatado das ruas de Peixe, sul do Tocantins. O animal é uma fêmea e foi visto por um morador da cidade, nesta segunda-feira (1º). A anta foi levada para Gurupi, onde recebeu atendimento veterinário. Depois, ela será encaminhada para o Centro de Triagem de Araguaína, norte do Tocantins.

O veterinário Jairo Piovesan informou que a anta tem quatro meses. “Ela chegou bem alimentada, bem nutrida, o animal provavelmente estava sendo criado em cativeiro, até pelo nível de mansidão que ele apresenta”.

Após ser visto nas ruas de Peixe, o animal foi entregue para a Companhia Independente da Polícia Militar Rodoviária Ambiental. Casos de animais silvestres são comuns na região sul do estado.

No ano passado, 135 animais e aves foram resgatados. Mais da metade foram levados para o Centro de Triagem de Araguaína. Cerca de 30 morreram e outros 30 foram devolvidos à natureza. O problema é que em Gurupi não tem um local adequado para atender os animais.

O coordenador do Naturatins, Antonio Carlos Pakalolo, informou que o órgão providenciará um local provisório para fazer o atendimento.

“Para que a gente receba esses animais de grande e pequeno porte, com médicos, veterinários, biólogos, com pessoas habilitadas para poder fazer uma triagem nesses animais e aí, sim, encaminhar para Araguaína ou para Palmas dependendo da situação”, explicou.

Ele ainda enfatizou que criar animais silvestres é crime. “A gente pede as pessoas que não criem animais desse tipo como animal doméstico. Ele pode até causar um acidente com as pessoas”.

Fonte: G1


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

CRUELDADE

TECNOLOGIA

DESUMANIDADE

ACOLHIMENTO

EFICIÊNCIA

VIDAS PERDIDAS

DEDICAÇÃO

SOFRIMENTO EMOCIONAL


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>