Por Katy Waldman (Tradução: Neuza Vollet/ ANDA – Agência de Notícias de Direitos Animais)

140625_SCI_BlackDog.jpg.CROP.promovar-mediumlarge
Foto de Stockfotografie/Shutterstock

Justamente quando você acha que não tem mais espaço para novas formas de racismo no mundo, descobre que as pessoas podem ser racistas contra os cães. Enquanto os filhotes de pelo escuro permanecem definhando nos canis, seus companheiros de pelo claro são adotados. Esta tendência foi nomeada pelos trabalhadores dos abrigos de Síndrome do Cachorro Preto. “O efeito é bem real”, diz Mirah Horowitz, diretora executiva e fundadora do Lucky Dog Animal Rescue. “Recentemente tivemos uma ninhada de cinco cãezinhos muito lindos, muito fofinhos, dois amarelos e três pretos. Os amarelos saíram rapidamente, mas os pretos ficaram durante semanas”.

Cães pretos são submetidos à eutanásia com muito mais frequência e permanecem mais tempo nas agências de adoções do que os cães de cores claras. Em geral, é menos provável que encontrem um lar. Marika Bell, diretora de comportamento e realocação da Humane Society, de Washington, D.C., diz que a organização tem monitorado os animais que ficaram por mais tempo em seus abrigos desde março de 2003. Chegaram à conclusão de que três características podem colocar o animal em risco de se tornar uma “jóia oculta”: tamanho médio, idade entre 2 e 3 anos e um revestimento preto.

Que tipo de malévolo traço psicológico impediria alguém de adotar um cão baseando-se em sua cor?

Especialistas em bem-estar animal acham que a discriminação surge de diversos fatores. O conjunto dos mitos que cerca os cães pretos é sinistro. (Sinistro, de Harry Potter, é um “cão grande, preto, espectral, que assombra os adros das igrejas”, é um “mau agouro, o pior de todos, agouro de morte!”

Um estudo realizado em 2003, por psicólogos da Penn State (Universidade Estadual da Pensilvânia), revelou que as pessoas acham as imagens dos cães pretos mais atemorizantes do que as dos cães amarelos ou marrons. Os entrevistados classificaram os animais de pelo escuro como menos adotáveis, menos amigáveis e mais intimidadores. Embora a associação entre o mal e a cor negra seja mais explícita em relação aos gatos, os cães têm de enfrentar uma cultura pós Samuel Johnson e Winston Churchill que usa a metáfora do “grande cão negro” para simbolizar a depressão.

É mais difícil introduzir o brilho necessário nas fotos de cães negros.

Entretanto, não se trata apenas de superstição. Com a ascenção dos sites de adoção de animais baseados em imagens, como a Petfinder e Petango, muito do processo de adoção acontece antes mesmo da primeira visita ao abrigo. Infelizmente parece ser mais difícil conseguir fotos glamurosas de animais pretos, como explica Fred Levy: “As faces deles parecem menos expressivas e seus olhos ficam apagados”. Levy é o fotógrafo responsável pelo Projeto Cachorro Preto, que tenta dar aos caninos de cor escura o tratamento de estrelas que merecem (fotografias com problemas de iluminação também podem acionar um racismo sutil).

Devido à maneira pela qual a câmera estabelece uma média baseada nos níveis de exposição sobre a cena inteira, diz Levy, “em geral, tudo que você consegue enxergar é uma silhueta preta e uma língua grande”. Ele soluciona o problema colocando seus modelos contra um fundo negro. E Horowitz descobriu que os vídeos funcionam melhor do que as fotografias para capturar a personalidade adorável dos cães. Mas no caso de programas de adoção que não dispõem de equipamento de vídeo ou acesso a fotógrafos profissionais, as fotos de animais pretos têm menos capacidade de convencimento do que as de cãezinhos de pelo claro.

O drama do cachorro preto não fica mais fácil durante a visita ao abrigo. Enquanto os cachorrinhos brancos e amarelos atraem os olhares das pessoas, diz Horowitz, os de pelo escuro são ocultos pelas sombras das jaulas (por isso algumas organizações de resgate treinam os cachorros pretos para sentarem-se na frente dos canis nos horários de visita).

Segundo Bell, embora o preto não seja exatamente a cor mais comum entre os caninos, pode parecer que sim, o que faria com que os tutores em potencial que chegam aos abrigos em busca de algo diferente acabem deixando de adotar um cão preto.

Bell tem a sua própria teoria sobre os cachorros pretos: “Acho que tudo tem a ver com expressões faciais”, ela me explica. “As pessoas se conectam com os cães quando conseguem ler suas expressões faciais. Mas isso é complicado nos cachorros pretos. Você mal consegue ver suas sobrancelhas. Fica mais difícil humanizá-los e criar uma conexão em nível emocional”.

1 COMENTÁRIO

  1. Algumas pessoas podem até discriminar os cães escuros porque são míopes de sentimento e seu coração não possui luz suficiente para enxergar amigos verdadeiros neles. No entanto cães negros não costumam discriminar tutores negros o brancos porque enxergam muito mais longe a claridade, quando ela existe na alma deles.

  2. Porque no mínimo são idiotas ou idiotizadas. Como se um pelo escuro fosse algo assim tão escabroso.
    Quando o Colunista da ANDA Robson de Souza, cita em suas crônicas que por trás desses esteriótipos e conduções há preconceitos e racismo, não é a toa.

  3. Trabalhei sete anos com LT e os cães pretos sempre foram os mais difíceis de doar….o mais engraçado que todos os cães que “sobraram” aqui em casa que era pretos, foram os que mais me deram trabalho. Eram cães agitados, que uivavam muito ou tinham problemas de pele. Qdo comecei a conversar com mais pessoas que tbém faziam LT descobri que não era só aqui em casa o problema!!! Eu sempre gostei de todas as cores de cães mais depois de conviver com tantos acabei fazendo essa seleção de preferir os que não são pretos por trauma de ter tido tanto problema com meus pretinhos!!!

  4. Quando fomos adotadas pelo nosso negão, tinha na Pet, 2 irmãozinhos dele marrom e branco, mas ele, com aquele pelo lindo preto, com uma mancha grande no peito (quando era bebê a mancha era grande, hoje é do tamanho de uma unha) e um olhar de derreter iceberg, imagina se não aceitaria a adoção dele?? Quase 3 anos depois as coisas mudaram por aqui, nosso amor por ele e o dele por nós, aumentou. E ele é lindo, independente da cor do pelo.

  5. Pois é e acho isso um absurdo. Adotei minha primeira cachorra em Novembro/2013. Ela me chamou a atenção assim que desci do carro. Seus pelos pretos brilhavam ao sol e, mesmo indo com a intenção de adotar um cão de porte pequeno pois moro em apartamento, não tive escolha, me apaixonei de imediato pela Rebeca, uma bebezona de 7 meses. Ela ainda cresceu bastante, mas continua sendo meu amor primeiro. Depois dela adotei um casal de gatos e por último uma outra cachorrinha um pouco menor já com 1 ano de idade, que fiz questão que também fosse preta. Quando saio com elas na rua, as pessoas ficam maravilhadas com o brilho do pelo delas, em especial o da Rebeca, que por ser mais curto dá um reflexo incrível ao sol. Quanto a serem animais sinistros, não vejo assim. São lindos, assim como todos o são. Sinistros são os seres humanos, que maltratam esses seres indefesos.

  6. Na experiência que tive com cães, sempre tive preferência pelos cães de cor preta, desde criança, sempre me pareceram mais simpáticos, calmos e limpos, talvez alguma coincidência, mas não tem um cachorro de outra cor que tenha marcado dentro do meu coração, os brancos por sinal, sempre foram muito agressivos, os amarelos mais folgados e difíceis de manter o respeito, enfim continuo sempre preferindo os pretinhos, com todos a conexão foi muito maior!

  7. Tenho preferencia por cães pretos, não sei qual o motivo. Tenho 4 adotados aqui em casa todos preto e quando saio na rua o povo pergunta: Qual a raça e eu respondo empinando meu nariz e enchendo o peito: é um SRD só que bem cuidado.
    Fomos até capa do jornal da cidade.

  8. Eu tenho a “síndrome do cão – e do gato – preto invertida”!!!
    Sempre fui adotada por lindas cachorrinhas pretinhas (3) e tb tenho 3 gatos pretos e são os mais meigos, os mais carinhosos, os mais doces!!!
    Ao contrário do que diz uma pessoa aí em baixo, são muito saudáveis e nunca tive nenhum problema com eles!!!
    São a minha paixão e os amo incondicionalmente!!!