Valor Inerente


Conceito utilizado por Tom Regan para contrastar com o conceito de valor intrínseco. Embora ambos os conceitos digam respeito a algo que deve ser valorizado por si mesmo (e não apenas como meio para chegar a outra coisa que possui valor), a principal diferença entre os dois é que valor intrínseco é possível de ser mensurado, enquanto que valor inerente não. Teorias consequencialistas como o utilitarismo, igualitarismo e prioritarismo usam o conceito de valor intrínseco (pois trabalham com medidas de sofrimento/felicidade, igualdade entre os indivíduos e necessidade, respectivamente). A teoria deontológica proposta pro Regan usa o conceito de valor inerente, defendendo que cada entidade que é objeto do respeito possui valor em igual medida, que não pode ser mensurável. A ideia de valor inerente é uma ideia de vamor moral possível de ser atribuída a qualquer entidade que um agente julgue digna de respeito. Quais dessas entidades (se são apenas os seres sencientes, ou todos os seres vivos, ou se incluiria entidades não-vivas, etc.) realmente possuem valor inerente, e se a ideia de valor inerente exclui a necessidade da de valor intrínseco (e vice-versa) continua uma questão em aberto nos debates filosóficos. Importante notar que o uso da expressões “valor inerente” e “valor intrínseco” não possui um padrão, sendo que alguns autores não fazem distinção entre as duas ideias, e outros chamam de “valor intrínseco” aquilo que Regan chama de “valor inerente”.
Nós, seres humanos, não podemos mensurar o valor que a vida de outro ser tem, somente ele que vive tal vida pode fazer. Porém a condição de sencientes leva a crer que a vida de uma galinha ou peixe importa tanto para eles quanto a vida de um humano para ele próprio. Todos os seres que possuem valor inerente (agentes e pacientes, humanos e não humanos) o possuem igualmente.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

TRATAMENTO

PROTEÇÃO ANIMAL

CRUELDADE

GRATIDÃO

ESPECIAL

ALEGRIA

VÍTIMAS DA CAÇA


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>