Ação pública

Castrações reduzem em torno de 1,3 mil animais nas ruas de Lajeado (RS)

O empenho do Governo de Lajeado, através do Departamento de Controle de Zoonoses e Vetores, e em parceria com as associações de proteção aos animais (Apama, Apasfa, Aapavat), em reduzir...

92

29/12/2015 às 14:30
Por Redação

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.
Foto: Jardel Feldens/divulgação

Foto: Jardel Feldens/divulgação

O empenho do Governo de Lajeado, através do Departamento de Controle de Zoonoses e Vetores, e em parceria com as associações de proteção aos animais (Apama, Apasfa, Aapavat), em reduzir o número de animais na cidade, resultou na diminuição de cerca de 1,3 mil animais nas ruas.

De junho até hoje, já foram submetidos a procedimentos cirúrgicos de castração 173 animais de pequeno porte, 145 caninos, sendo 33 caninos (machos), 112 caninos (fêmeas), e 28 felinos, sendo 10 felinos (machos) e 18 felinos (fêmeas).

A ação deve-se à intensa proliferação de animais e o elevado número de abandono dos mesmos, bem como à presença de animais provenientes de outros municípios, que são abandonados nas ruas de Lajeado.

Segundo dados do Censo 2011, no município existem 10.037 animais domésticos e de pequeno porte, dentre os quais, grande parte é vítima do abandono dos tutores.

Termo de parceria firmado com as associações de proteção aos animais, em 28 de abril de 2015, tem como objetivo principal a realização de até seis procedimentos cirúrgicos de castração de animais domésticos de pequeno porte (cães e gatos), vítimas de abandono, maus-tratos ou sob guarda de tutores de baixa renda, totalizando o valor de R$ 40 mil, distribuídos de igual forma entre as associações.

Além disso, o município mantém mais um convênio com duas associações (Apama e Aapavat), no canil municipal, o qual contempla, mais duas castrações semanais para cada associação.

Fonte: Informe dos Vales

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.