EnglishEspañolPortuguês

Dia Internacional dos Direitos Animais: uma data para mudanças

10 de dezembro de 2015
2 min. de leitura
A-
A+

Redação ANDA – Agência de Notícias de Direitos Animais

Dia-Internacional-dos-Direitos-dos-Animais

Nessa quinta-feira, 10 de dezembro, é celebrado em todo o mundo o Dia Internacional dos Direitos Animais (DIDA). É uma data de luta em prol de todos os animais, sejam eles humanos ou não, pois também é o Dia Internacional dos Direitos Humanos.

Em 1948, a Assembleia Geral das Nações Unidas ratificou o documento denominado “Declaração Universal dos Direitos Humanos”. Nesta declaração o ser humano é protegido em sua individualidade e especificidade contra qualquer tipo de abuso que possa lhe descaracterizar como um sujeito moral.

Entretanto, só duas décadas depois os animais não-humanos começaram a receber atenção semelhante. Em 1978, a Declaração Universal dos Direitos Animais foi levada à UNESCO e, vinte anos depois, em 1998, graças a uma campanha da ONG Uncaged, que buscava chamar atenção para a necessidade de inclusão de todos os animais como sujeitos morais e de direito, os animais passaram a ser lembrados também em 10 de dezembro.

Apesar disso, a situação dos animais ainda é precária. Bilhões são mortos para consumo, outros milhões são extraídos a força de seus habitats naturais, enquanto outros são explorados cruelmente.

Essa exploração e a crueldade contra os animais vem de uma visão especista que enxerga os seres não-humanos como não detentores de direitos. O especismo está em todo o nosso cotidiano, desde o comércio de animais, passando pelos cadáveres consumidos nas refeições diárias até o abuso de animais em circos e zoológicos.

O DIDA é um data para mudanças, para se desconstruir a noção especista que temos dos animais não-humanos, para lutarmos pelo reconhecimento que eles merecem e pela legitimidade de sua presença enquanto sujeitos, assim como os animais humanos. Todos animais merecem respeito.

Em 2015, houveram alguns avanços para os animais, mas ainda há muito a ser modificado. Confira abaixo algumas vitórias para os animais este ano.

Você viu?

Ir para o topo