EnglishEspañolPortuguês

ANDA comemora sete anos de pioneirismo no jornalismo animalista

28 de novembro de 2015
19 min. de leitura
A-
A+

anda

Fátima ChuEcco/Redação ANDA – Agência de Notícias de Direitos Animais

Hoje a ANDA – Agência de Notícias de Direitos Animais completa sete anos de existência numa jornada repleta de conquistas dentro da causa animal que, inclusive, tornou o portal o maior do mundo com essa temática com mais de 50 conteúdos postados diariamente. Foi pioneira ao focar um conteúdo totalmente direcionado em defesa dos direitos animais divulgando e produzindo matérias sobre exploração animal, tragédias, veganismo e levantando temas que até então não eram expostos na mídia convencional.

Divulgação
Divulgação

Com cerca de  1,5 milhão de visualizações/mês, a ANDA acolhe e checa denúncias, produz matérias investigativas e polêmicas, além de abrir espaço para leitores, ONGs e manter uma seção dinâmica com vídeos de altíssima qualidade que retratam o que há de pior e melhor na causa animal. A ANDA se dedica ainda a iluminar histórias inspiradoras, que possam motivar as pessoas a ações mais éticas com relação aos animais. E para a seção de entrevistas seleciona pessoas realmente comprometidas com a causa animal, que dão sua contribuição de forma intensa e contínua por meio de suas profissões ou ações.

porcos

A ANDA conta com uma equipe formada por jornalistas, filósofos, biólogos, veterinários, nutricionistas, educadores, advogados, promotores públicos, escritores e publicitários, entre outros profissionais que, ao longo dos anos, foram sendo articulados pela fundadora do portal Silvana Andrade, jornalista com mais de 30 anos de experiência na imprensa brasileira. “A ANDA propõe uma linha editorial clara, nunca disfarçada de imparcial. Atuamos em favor dos direitos daqueles que não podem falar, com um ponto de vista abolicionista, que defende a libertação animal e o fim de qualquer arrogância humana de propriedade sobre os animais não humanos. É um trabalho corajoso e absolutamente profissional.”, diz Silvana.

“Eu quero agradecer a cada um dos colaboradores que ajudaram e ajudam a ANDA a fazer um trabalho de imprensa ética em favor dos direitos animais nesses sete anos enfrentamos muitos desafios, mas vencemos todos eles com honestidade e muito esforço e assim continuaremos e novas e grandes conquistas ainda estão por vir e estamos preparados, por que para nós o que verdadeiramente importa são os direitos animais, nenhum outro objetivo, na ANDA não cabem outros interesses além deste. O que nós fazemos é despido de ego ou de qualquer interesse pessoal, vamos juntos construir com base na não violência um mundo justo para todos os seres. Gratidão aos que verdadeiramente estão conosco”, completa a jornalista.

Divulgação
Divulgação

Além da Redação, os colunistas exercem um papel fundamental abordando a questão animal dentro da Filosofia, Biologia, Literatura, Direito, Meio Ambiente, Educação e Sociologia. Tudo isso fez a ANDA ser convidada para quatro eventos internacionais: o Animal Rights National Conference (Conferência Nacional de Direitos Animais) em Luxemburgo, encontro anual que acontece nos Estados Unidos e onde a Anda esteve por duas vezes, e o Animal Rights Academy, no Canadá. A agência promove eventos e palestras no Brasil, além de apoiar manifestações em prol dos animais e, ainda, fornece conteúdo exclusivo gratuito para grandes portais como R7, Catraca Livre e JusBrasil.

Manifestação Crueldade Nunca Mais. Arquivo Anda
Manifestação Crueldade Nunca Mais. Arquivo Anda

A mais nova conquista da ANDA é o Nina Móvel – uma ambulância UTI com equipamentos de última geração e que fará atendimento gratuito aos animais de pessoas carentes e também de protetores transportando-os para os hospitais veterinários públicos de São Paulo. Mas a proposta é expandir o serviço para outros lugares. No entanto, para o Nina Móvel iniciar essa “nobre e inédita missão”, a ANDA precisa de apoio financeiro, parcerias e de mão-de-obra. Veja como ajudar aqui.

nina

Artistas e outros simpatizantes

Com um trabalho tão sério e importante, a ANDA foi ganhando simpatizantes nos meios artístico, político, empresarial e social cujos depoimentos podem ser vistos aqui.

“Existe um ditado que diz: diga-me com quem ANDAs e te direi quem és. Então, se vc tá seguindo essa pegada, quer dizer que faz parte da minha turma. Defesa do meio ambiente e animais é a defesa do ser humano, de ser humano. Parabéns e todo apoio à ANDA pelo trabalho importante em defesa dos animais, do planeta e consequentemente de todos nós”, Lucia Verissimo atriz.

Lúcia Veríssimo. Arquivo Anda
Lúcia Veríssimo. Arquivo Anda

“Eu acho que é da maior importância uma agência como a ANDA que traz exclusivamente notícias, informações sobre os animais porque é uma coisa que não se encontra em lugar nenhum. Do meu ponto de vista, tenho muito interesse em notícias sobre bichos. Animais, natureza, meio ambiente são temas fundamentais que a humanidade terá que se pautar daqui pra frente. A ANDA veio para suprir essa falta que tínhamos. Levanta e ANDA!”, Laerte Coutinho cartunista.

“Uma agência como a ANDA é muito importante para que nós jornalistas de uma maneira geral possamos receber pautas e desenvolver uma quantidade maior de reportagens sobre os animais, sobre a preservação deles, mais do que tem acontecido até agora. Não porque não tem espaço, tem. Não porque os jornalistas não querem, eles querem, mas precisam de pautas. Com a ANDA, eu tenho certeza de que nós jornalistas estamos e estaremos mais engajados na defesa dos animais, alguns inclusive em fase de extinção. Muito bem-vinda, ANDA”, Heródoto Barbeiro jornalista.

Luiza Mell. Arquivo Anda
Luiza Mell. Arquivo Anda

“A ANDA é o único veículo de comunicação brasileiro totalmente voltado à divulgação e conscientização sobre a realidade e bastidores em relação à vida e a morte dos animais. Publicações corajosas, destemidas, colunistas incríveis, engajamento total à causa animal. Também pudera, Silvana Andrade, a idealizadora e fundadora, é defensora dos animais de longa data. Sabe que as mudanças devem ocorrer através da informação e educação. E o objetivo está sendo alcançado, milhares de pessoas, inclusive eu, acessam diariamente a página que mostra a terrível realidade dos animais no Brasil e no mundo, comove, causa indignação, mas principalmente ajuda a mudar o olhar e o comportamento, mesmo de forma lenta e gradual, em relação aos cuidados com os animais. Vida longa à ANDA!”, Luisa Mell ativista.

“Cuidar dos animais é cuidar da vida, é querer mais harmonia e amor para nossas vidas. Por isso apoio o trabalho da ANDA, uma voz importante para os animais”, Zélia Duncan cantora.

Zélia Duncan. Arquivo Anda
Zélia Duncan. Arquivo Anda

“Essa compaixão que é necessária em relação aos animais, também é importante para as pessoas. Para mim é muito importante ter despertado para isso e ser parte de algo e a ANDA é algo muito importante no Brasil. É uma ONG que precisa de muito apoio. Portanto, com a atenção e a compreensão de todos, acho que muito poderá ser feito com a atuação da ANDA. Espero que no futuro possamos seguir adiante e eu acredito que conseguiremos. Parabéns, ANDA!”, Derrick Green vocalista Banda Sepultura.

“Quando Shakyamuni Buda tem a sua experiência iluminada, ele diz: “Eu, a terra e todos os seres juntos nos tornamos o caminho”. E por isto, é muito importante que tenhamos a ANDA, um grupo de pessoas para nos sensibilizar daquilo que nós esquecemos, que os animais, as plantas, o ar e a Terra, tudo está vivo e merece o mesmo respeito e consideração. Que este grupo de pessoas, que a Agência de Notícias de Direitos Animais possa nos sensibilizar e nos relembrar que somos todos igualmente sagrados e preciosos”, Monja Coen líder budista.

“Apoio a ANDA porque acho importante que sejam divulgadas notícias, artigos sobre como os animais são tratados em nossa sociedade, sobre como usamos o nosso planeta de maneira errada. É preciso que as pessoas tenham acesso a todos os argumentos para construirmos um mundo mais amigável e compassivo para com os animais. Através da ANDA, as pessoas podem aprender, se encontrar e trocar conhecimentos sobre os temas animalistas. Visitem e participem do site da ANDA”, Marianne Thieme presidente do Partido dos Animais da Holanda.

“O Arnaldo Dias Baptista ainda anda defendendo o vegetarianismo e a eletricidade gerada pelo sol. Portanto, ser embaixador da ANDA abaixa a dor dos animais. Nomes como Barack Obama e Zilda Arns remetem minha imaginação para Zilda Arnaldo. Num sentido onde parar de queimar para a energia gerar despoluirá (Física). Harmonia entre pessoas e animais”, Arnaldo Baptista músico e compositor.

Por que trabalhar na ANDA?

cat journal

“Conheci a Silvana em uma reunião de um grupo de direitos animais e assim soube da ANDA. Me encantei pelo projeto e comecei a fazer traduções e, desde então, não parei mais. Já faz mais de quatro anos. Me sinto gratificada pois é como falar pelos que não têm voz. Pesquiso e trago notícias e histórias sobre animais do mundo todo. Gosto especialmente de contar histórias de animais enquanto indivíduos, é uma forma de reverenciá-los, de ajudar o mundo a conhecê-los e mostrar a grandeza de cada um”, diz a colaboradora da ANDA, Patrícia Tai, de SP.

fotobela

“Qualquer catástrofe da natureza, os animais são os últimos a serem lembrados/resgatados. Qualquer guerra, os bichos é que levam bala de todos os lados. Em qualquer festividade religiosa, com exceção do mundo ocidental, sacrificam-se quadrúpedes e bípedes para homenagear um deus sanguinário. Qualquer diversão, picadeiro, rodeio ou rinha, os coitados é que sofrem. Qualquer crise financeira, lá vai o bichinho de estimação jogado na rua. Qualquer doação filantrópica, a prioridade nunca é o não humano. Qualquer partido político, levanta a bandeira genérica da natureza e nem fala dos que voam, andam e rastejam. Estamos ainda a anos-luz do ecocentrismo. Pronto, lá vão meus sete motivos para continuar mais sete anos lutando com a ANDA. O oitavo motivo é que sou apenas um poeta vira-latas, desvalorizado e sem espaço neste mundo do Ter, um bípede humano indignado e solidário com meus irmãos mais desamparados que eu”, comenta Ulisses Tavares, escritor, poeta, ator e palestrante, que escreve artigos para a ANDA.

Divulgação
Divulgação

“As matérias da ANDA me ajudaram a despertar para o veganismo e faço questão de contribuir para que todos façam a conexão em relação à abolição de todas as formas de abolição animal”, diz a jornalista Vanessa Norcia Serrão que escreve matérias para a ANDA.

vacas

Sacudindo as redes sociais e opinião pública

Reveja algumas das matérias de maior repercussão da ANDA, de grande polêmica ou que resultaram em ações favoráveis aos animais em diversas situações.

A maior assassina de animais do Brasil

A ANDA acompanhou o cerco à Dalva, maior assassina de animais que o Brasil já teve notícias, do começo ao fim. Quando a sentença de 12 anos de prisão saiu, a Anda foi a primeira a noticiar. O post alcançou 185 mil curtidas e milhares de compartilhamentos nas redes sociais.

Estima-se que milhares de gatos tenham sido mortos pela Dalva. (Foto: Reprodução/ Folha)
Estima-se que milhares de gatos tenham sido mortos pela Dalva. (Foto: Reprodução/ Folha)

França reconhece animais como seres sencientes

A ANDA está sempre atenta ao que acontece no mundo e a decisão francesa de reconhecer os animais como seres sencientes foi manchete do portal alcançando 150 mil curtidas.

Cão triturado vivo

Acompanhar os casos de extrema violência a fim de exigir punição é outra missão do portal. A matéria publicada na ANDA sobre o caso do cachorro que foi atropelado, e em seguida jogado dentro de um caminhão de lixo ainda vivo chocou todo o país, além de uma repercussão intensa na mídia e rede social chegando até a Xuxa que se pronunciou a respeito. A ação deu resultado com demissão do agressor, num post que gerou quase 90 mil curtidas e 130 comentários.

Cão atropelado e jogado dentro de caminhão de lixo. Arquivo Anda
Cão atropelado e jogado dentro de caminhão de lixo. Arquivo Anda

FBI considera crime maus-tratos contra animais

A decisão da agência de investigação americana em tratar violência contra animais da mesma forma que trata contra humanos foi outro tema de grande repercussão. A matéria teve 29 mil curtidas.

Do céu ao inferno – cães largados em ilha para morrer

Outro caso que chocou o Brasil e foi matéria de veículos internacionais aconteceu em Santa Cruz do Arari, no Pará, quando as pessoas receberam dinheiro para matar cães abandonados ou jogá-los ao mar ou ainda em uma ilha muito pobre. O país se mobilizou para ajudar as pessoas envolvidas nos dramáticos resgates. A matéria, de 22 mil curtidas, teve mais de 280 comentários comprovando o interesse e revolta dos leitores.

Resgate de cães em Santa Cruz do Arari. Arquivo Anda
Resgate de cães em Santa Cruz do Arari. Arquivo ANDA

Tragédia em Bento Rodrigues

A recente tragédia em Bento Rodrigues está comovendo brasileiros e estrangeiros. Além do prejuízo incalculável causado as comunidades e ao meio ambiente, os animais domésticos também foram vítimas do acidente. A matéria que contava onde e como estavam os animais da região, e também como era possível ajudá-los de qualquer lugar do país teve 21 mil curtidas e foi muito compartilhada nas redes sociais resultando em ajuda vinda de toda parte.

Gatinho resgatado em Bento Rodrigues. Arquivo Anda
Gatinho resgatado em Bento Rodrigues. Arquivo ANDA

Resultados imediatos

A ANDA jamais fica em cima do muro. Denuncia e vai atrás dos culpados. Foi o que aconteceu com essa matéria que teve 21 mil curtidas e um resultado imediato, pois, a Royal Canin ajustou sua conduta com relação as rinhas entre cães e ursos.

História da causa animal

O portal se dedica a resgatar episódios da história da causa animal no Brasil e no mundo. O salvamento de 250 mil animais por uma mulher durante a Segunda Guerra Mundial foi uma das matérias mais apreciadas e compartilhadas nas redes sociais. No portal teve 15 mil curtidas.

Ambulância que salvou animais durante Segunda Guerra Mundial. Arquivo Anda
Ambulância que salvou animais durante Segunda Guerra Mundial. Arquivo Anda

Beagles do começo ao fim

A ANDA esteve presente em todas as ações para libertação dos beagles do Instituto Royal – um episódio marcante no Brasil e que foi manchete internacional. Apenas no dia do resgate a ANDA publicou 30 matérias sobre o caso. Uma cobertura massiva e completa. A matéria comentando os resultados no exterior teve 17 mil curtidas. Os primeiros passos dos ativistas também foram documentados pela Anda na matéria , o momento do resgate (11 mil curtidas) e o final da história em aqui.

beagle

Série Psicopatas

Com exclusividade, a ANDA produziu uma série de matérias, em cinco capítulos, onde trouxe à tona diversos perfis de matadores de animais que se tornaram também matadores de pessoas. Extensa pesquisa sobre o tema mostrou que grande parte dos psicopatas começa treinando suas crueldades em animais. Um dos capítulos mais polêmicos foi sobre os psicopatas mirins, que teve 10 mil curtidas e dezenas de comentários calorosos.

Divulgação
Divulgação

Assuntos inéditos

A ANDA se preocupa em levantar temas novos e polêmicos. Um deles, que tratou da possibilidade das pessoas agirem em legítima defesa dos animais, teve reação imediata dos leitores. As leis brasileiras só permitem o termo “legítima defesa” em favor de pessoas. A matéria que teve milhares de curtidas foi bastante debatida na rede social. E recentemente a Anda produziu outra matéria de tema inédito revelando o que os nazistas fizeram com os animais dos judeus. A reportagem colheu depoimentos de sobreviventes dentro e fora do Brasil. Ainda esse ano, o fato de gatos abandonados estarem sendo capturados por dedetizadoras foi outro assunto até então despercebido da mídia e de ativistas.

Cadelas russas que foram para o espaço. Arquivo Anda
Cadelas russas que foram para o espaço. Arquivo Anda

Matérias que mudaram o rumo das coisas

Alguns temas levantados ou denunciados pela ANDA sortiram resultados positivos para os animais ou ativistas. Confira alguns:

Direitos animais ganham espaço na grande mídia após ações da ANDA

A Anda abriu margem para que vários veículos brasileiros começassem a falar da causa animal. Arquivo Anda
A Anda abriu margem para que vários veículos brasileiros começassem a falar da causa animal. Arquivo Anda

Após publicação de denúncia na ANDA, TAM suspende transporte de animais para laboratórios

Depois de denúncia na ANDA, UOL retira do ar jogo que fazia apologia a tortura de gatos

Serial killer de animais é encontrada após repercussão de petição da ANDA

Após publicação na ANDA, OAB/AL consegue suspender eutanásia de animais capturados

Blogueiro admite conteúdo de mau gosto contra gatos e faz retratação pública

Após matéria na ANDA, empresas desistem de sortear filhotes de cães em promoção

Jornalista da Globo News pede desculpas depois de denúncia da ANDA

 Em defesa dos animais silvestres e selvagens

A ANDA foi o primeiro veículo de comunicação no Brasil a abrir espaço para a delicada situação dos gorilas-das-montanhas, à beira da extinção e cercados por guerras civis, desmatamento e alvo de caçadores. Desde o massacre de uma família inteira de gorilas no Congo, a ANDA vem acompanhando a situação. Relatou a dramática invasão da creche dos gorilas e também a gloriosa chance de pisar no tapete vermelho da entrega do Oscar com o documentário sobre a situação desses primatas.

Gorilas-das-montanhas na República Democrática do Congo. Arquivo Anda
Gorilas-das-montanhas na República Democrática do Congo. Arquivo Anda

O portal provocou uma mobilização em torno da captura de uma loba-guará em Minas Gerais. A pressão social e de ambientalistas conseguiu a devolução da loba ao seu habitat ao invés de ser mantida em zoo para suposta procriação.

O macaco Chico, que na verdade descobriu-se que era uma fêmea, foi alvo de polêmica acirrada nas redes sociais. Foi mantido acorrentado e como animal doméstico por toda sua vida, até ser levado para um santuário e, depois, novamente devolvido à casa onde passou mais de 30 anos. Morreu alguns meses depois de inúmeras reportagens e, inclusive, capas de revistas. Na ANDA, a matéria também polemizou.

Macaquinha Chico cuja história gerou muita polêmica. Arquivo Anda
Macaquinha Chico cuja história gerou muita polêmica. Arquivo Anda

Outro assunto inflado foi sobre a gambá morta a pauladas por moradores de um condomínio de Osasco (SP) e que tentou proteger, em vão, oito filhotes. Após matéria da ANDA começaram a surgir inúmeros casos de ações semelhantes. A matéria ajudou a esclarecer que os gambás são inofensivos e que podem ser confundidos com ratazanas.

Gambás entram nas cidades e são mortos por falta de informação das pessoas. Arquivo Anda
Gambás entram nas cidades e são mortos por falta de informação das pessoas. Arquivo Anda

Nota da autora desta matéria:

Escrevo na ANDA desde o princípio. Entrei em contato com a Silvana quando procurava um veículo para falar dos gorilas-das-montanhas, praticamente desconhecidos no Brasil, e fui prontamente acolhida. As matérias na Anda me possibilitaram criar um hotsite para o Ano Internacional do Gorila (2009) com autorização e apoio do Pnuma/ONU. A Anda sempre foi um lugar onde pude publicar meus textos mais investigativos e emotivos referentes aos animais. Onde, junto a leitores e outros colaboradores, pude enriquecer meu conhecimento sobre a causa animal e contribuir cada vez mais para o portal. Como jornalista e já tendo trabalhado em muitos veículos em mais de 20 anos de carreira, vejo a Anda como uma realização profissional muito forte e válida em minha vida, intrinsecamente ligada à minha essência. É um portal muito dinâmico, muito comprometido e profissional que se une a milhares de ativistas e simpatizantes fortalecendo a missão em defesa dos direitos animais.

fotobelaquatro

Você viu?

Ir para o topo