Papagaios deixam a Bienal do Mercosul


Assessoria da vereadora Lourdes Sprenger (em colaboração para a ANDA)

Foto: Guilherme Dias / Divulgação
Foto: Guilherme Dias / Divulgação

Os dois papagaios expostos na obra artística ‘‘Tropicália’’, na 10ª Bienal do Mercosul, finalmente foram retirados dos pavilhões da Usina do Gasômetro, em Porto Alegre, onde se encontravam desde 23 de outubro. Nesta quinta-feira (26), o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul cassou liminar que havia garantido a permanência das aves no local. O recurso, impetrado pela Bienal, sustou temporariamente os efeitos da sentença da 3ª. Vara Cível do Foro Central, que determinou a saída dos papagaios, atendendo pedido da vereadora Lourdes Sprenger (PMDB). A notificação foi entregue aos responsáveis no início da noite.

O caso

A pedido de vários protetores e ambientalistas, a vereadora Lourdes foi até a Usina do Gasômetro no domingo (1º de novembro) para conferir denúncias de maus-tratos. Encontrou as aves silvestres engaioladas junto a grande movimentação de pessoas, com apresentação de show musical em alto volume.

Lourdes ingressou, um dia depois, com medida cautelar no Foro Central da Capital, pedindo a retirada dos papagaios que fazem parte de obra de arte. No entanto, o magistrado de plantão não analisou a liminar, reencaminhando o processo para exame em outra vara do Foro. O processo foi, então, distribuído para a 3ª Vara Cível do Foro Central, que deu ganho de causa para a vereadora.

Em 2010, a mesma obra foi objeto de processo judicial ajuizado pela Prefeitura do Rio de Janeiro, que obteve a retirada dos papagaios da exposição.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

AÇÃO HUMANA

CONSCIENTIZAÇÃO

ABUSO

ÓRFÃO

COREIA DO SUL

SOB INVESTIGAÇÃO

AGRESSÃO BRUTAL


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>