EnglishEspañolPortuguês

Tartaruga é encontrada morta em praia de Marataízes (ES)

24 de novembro de 2015
1 min. de leitura
A-
A+
A cena é comum em Marataízes e a causa, na maioria das vezes, é de morte por asfixia. Foto: José Rubens Brumana.
A cena é comum em Marataízes e a causa, na maioria das vezes, é de morte por asfixia.
Foto: José Rubens Brumana.

Marataízes registra o aparecimento de mais uma tartaruga morta no último sábado (21). O registro é do professor José Rubens Brumana que destaca que a cena é comum no balneário. Segundo ele, a causa, na maioria das vezes, é de morte por asfixia, ou seja, as tartarugas ficam presas às redes de pesca armadas na praia e não conseguem ir à superfície para respirar, morrendo afogadas.

A suspeita é de que os pescadores encontram as tartarugas mortas agarradas nas tramas das redes e as soltam na água. A força da maré as leva para fora do mar, deixando-as na areia.

A moradora local, Angélica Estevão, comenta que tem feito contato com uma empresa para o recolhimento das tartarugas mortas que costuma encontrar nas praias de Marataízes, porém, o que a deixa indignada é não saber a causa real das mortes.

“A empresa apenas recolhe as tartarugas, mas não nos dá um retorno sobre a causa da morte. Nem sempre parece ser por asfixia, o que me deixa preocupada”, diz Angélica.

Moradores denunciam que apesar de proibida, a pesca com redes armadas na extensão da praia, ainda é praticada em Marataízes.

Fonte: Folha de Vitória

Você viu?

Ir para o topo