EnglishEspañolPortuguês

Sauim-de-coleira ferido é resgatado em casa na Zona Leste de Manaus (AM)

22 de novembro de 2015
1 min. de leitura
A-
A+
Sauim-de-coleira apresentava ferimentos (Foto: Divulgação/Batalhão Ambiental)
Sauim-de-coleira apresentava ferimentos
(Foto: Divulgação/Batalhão Ambiental)

Um sauim-de-coleira (Saguinus bicolor) foi resgatado por policiais militares do Batalhão de Policiamento Ambiental na tarde da sexta-feira (20). O resgate ocorreu no quintal de uma residência na Zona Leste de Manaus. O animal está ameaçado de extinção e é considerado símbolo da capital amazonense.

De acordo com o Batalhão de Policiamento Ambiental, o espécime apresentava ferimentos provavelmente causados por mordidas de cães. O animal foi encaminhado para um refúgio de vida silvestre na capital.

A PM disponibiliza os números 190 e (92) 98842-1547 para contato com o Batalhão.

Ameaça

Em liberdade, o primata é encontrado apenas em uma área de terra que compreende alguns quilômetros, entre três municípios do Amazonas. Dados apontam que pelo menos 10 deles morrem por ano só na zona urbana de Manaus.

Especialistas somam esforços e buscam meios para protegê-lo. O avanço da urbanização sobre as áreas de floresta e um predador natural preocupam ambientalistas, que destacam medidas para tentar salvar o sauim-de-coleira. Eles apontam que as novas construções isolam áreas de floresta e expõem os primatas a riscos como atropelamentos e choques elétricos.

Fonte: G1

Você viu?

Ir para o topo