EnglishEspañolPortuguês

Nós, São Francisco e os animais

12 de novembro de 2015
3 min. de leitura
A-
A+

Patrícia Dutra
[email protected]

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Como protetor dos animais e da natureza, São Francisco nos inspira a ter compaixão e a cuidar dos animais e da natureza. Ao zelar por eles estaremos cuidando bem de nós também.

Respeitar a natureza e os animais consiste em ações simples que podem fazer parte do nosso dia a dia, como andar devagar no trânsito para não atropelar os animais, não deixar os animais soltos, dar água e comida aos que estiverem pelas ruas, cuidar bem dos que temos em casa, como levar ao veterinário para dar vermífugo e vacina para protegê-los de várias doenças.

Temos o direito de não gostar dos animais, mas temos o dever de respeitá-los!

Devemos preservar os rios, as matas e florestas, pois além de serem o lar dos animais, nossa saúde depende da natureza preservada.

Criada em Caeté (MG) em 2008, a Sociedade Galdina Protetora dos Animais e da Natureza – SGPAN é formada por um grupo de pessoas que decidiu fazer algo pelos animais que, infelizmente, são vítimas do abandono, maus-tratos e omissões dos humanos e do poder público.

Lutamos com muitas dificuldades para resgatar animais doentes nas ruas, atropelados, com bicheiras, ninhadas, recebemos e apuramos denúncias de maus-tratos, etc. Lidamos diariamente com a dor e sofrimento desses seres amados por São Francisco, mas muitas vezes vítimas de maus-tratos das pessoas. É uma realidade muito triste. Não temos abrigo, não temos repasses do governo. A ONG sobrevive da boa vontade, coragem, determinação e compaixão de seus poucos voluntários, e a ajuda das pessoas de boa vontade da comunidade.

Temos grandes dificuldades em abrigar estes animais, dar remédio, castrar, achar adotantes… Mas temos muita compaixão por eles e, inspirados por São Francisco, cuidamos deles. Ajeitamos espaços em nossas próprias casas, perdemos noites de sono, tempos livres, de lazer e de convívio com família e amigos para cuidar desses seres mais frágeis e que os humanos insistem em ignorar e maltratar.

Nossa luta é pela implantação de uma política pública para os animais e dentro dela, o mais importante é o Programa de Castração em Massa de Cães e Gatos, como já existe com grande sucesso em Conselheiro Lafaiete. A SGPAN, em reunião com a Prefeitura, sugeriu esse modelo para Caeté.

Recentemente a ONG recebeu da Prefeitura, pela primeira vez, subvenção anual de 3 mil reais. Um avanço na questão animal em Caeté, mas ainda muito distante do que os animais necessitam e do que desejamos.

Enquanto a realidade não muda, não vamos parar. Não vamos deixar de ajudar os animais, por mais que as dificuldades sejam enormes.

Precisamos da ajuda de todos, pois nossa dívida acumulada desde 2008 passa de 35 mil reais. Fazemos prestação pública de nossas contas, os gastos e doações que recebemos são divulgados regularmente. Precisamos de todo tipo de doações: ração, coleiras, casinhas, remédios, desinfetantes, vasilhas para água e comida, paninhos, colchões e doações em dinheiro.

Nossa gratidão a todos que, como nosso padroeiro São Francisco, têm compaixão, protegem e respeitam os animais!
Siga-nos no Facebook.

**Marilian Sena, presidente da Sociedade Galdina Protetora dos Animais e da Natureza – SGPAN

Você viu?

Ir para o topo