Moradores reclamam da falta de vacina antirrábica em Sorocaba (SP)


Eduardo voltou para casa sem conseguir vacinar a labradora (Foto: Arquivo Pessoal/ Eduardo Angelotti)
Eduardo voltou para casa sem conseguir vacinar a
labradora (Foto: Arquivo Pessoal/ Eduardo Angelotti)
Moradores de Sorocaba (SP) que levaram seus animais domésticos para receber a vacina antirrábica neste sábado (7) ficaram surpresos ao saber que eles não poderiam ser imunizados. O estoque de alguns dos 32 postos de vacinação acabou antes do horário previsto de atendimento, que era das 9h às 17h. Segundo o diretor da área de vigilância em saúde, da Secretaria da Saúde de Sorocaba (SES), Rafael Gonçalves Reinoso, a cidade não recebeu as doses devidas para plena realização da campanha neste ano.

O comprador Eduardo Angelotti, de 28 anos, foi até o posto de saúde da Vila Santana imunizar a labradora Sofia. Ele conta que, ao chegar no local em torno das 15h30, foi informado da falta da vacina. “Tinha muita gente chegando de carro com cães e um ia avisando o outro que tinha acabado. Perguntei para um funcionário se ia chegar mais, se poderia aguardar no local, mas simplesmente disseram que estava sem e que era para irmos embora”, relata.

Eduardo afirma que foi a pé e, sem a informação de onde teria a vacina, não procurou outro posto. “Estava todo mundo sem informação, não sabiam dizer se ainda poderia imunizar os animais em outros locais. Agora vou esperar para saber se haverá outro dia de campanha, senão terei que recorrer à vacina paga mesmo”, afirma o comprador.

Outra moradora que não conseguiu imunizar seu animal é a recepcionista Sandra Regina Kunigami Alves, de 47 anos. Ela foi ao centro de saúde Márcia Mendes com a cadelinha Tasha, de três anos, mas voltou para casa revoltada. “Achei um absurdo. Cheguei por volta das 16h no posto e informaram que estavam sem a vacina desde às 15h. Vou pagar R$ 20 porque tenho medo que a Tasha pegue raiva, mas outras pessoas não têm condição de pagar”, reclama.

Ainda segundo a moradora, ela não procurou outros locais porque foi informada de que não adiantaria. “Eu moro no Central Parque e poderia ir em outro posto mesmo estando sem carro, mas disseram que também já tinha acabado nos postos da Vila Jardini, Jardim Simus e no Habiteto”, diz.
Em nota, a prefeitura informou que foram vacinados 23.862 animais neste sábado (7), sendo 21.190 cães e 2.672 gatos, utilizando doses de estoque do município, o que acarretou o esgotamento das vacinas antes do horário previsto.

A prefeitura disse ainda que as doses na cidade estão esgotadas e, assim que for normalizado o fornecimento e aconteça o reabastecimento de vacinas para o Estado de São Paulo e, consequentemente, para os municípios paulistas, poderá realizar nova campanha.

Fonte: G1.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

PROTEÇÃO ANIMAL

CRUELDADE

GRATIDÃO

ESPECIAL

ALEGRIA

VÍTIMAS DA CAÇA

MAUS-TRATOS


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>