EnglishEspañolPortuguês

Cientisas chineses decifram linguagem dos pandas

8 de novembro de 2015
2 min. de leitura
A-
A+

(da Redação)

Filhotes de panda praticamente não falam com exceção de coisas como "Gee-gee" (estou com fome), "Wow-wow" (Não estou feliz!) ou "Coo-coo" (Legal!)  Foto: Susan A. Mainka / WWF
Filhotes de panda praticamente não falam com exceção de coisas como “Gee-gee” (estou com fome), “Wow-wow” (Não estou feliz!) ou “Coo-coo” (Legal!) Foto: Susan A. Mainka / WWF

A equipe do centro de reprodução da província de Sichuan da China conseguiu decifrar 13 diferentes tipos de vocalizações dos pandas gigantes.

De acordo com o Global Post, o Centro de Conservação e Pesquisa da China do Panda Gigante (CCRCGP, sigla em ingês) tem trabalhado em um projeto de linguísticas do panda desde 2010. Primeiro eles fizeram gravações dos pandas no centro, de filhotes e adultos em várias situações: quando estavam comendo, se reproduzindo, amamentando, lutando e por aí vai, disse Zhang Hemin, chefe do CCRCGP.

Depois, coletaram uma quantidade grande de dados das vozes dos pandas e das atividades e analisaram as impressões de voz.

“Conseguimos decifrar a língua de algum dos pandas e os resultados são bem interessantes,” disse Zhang.

Filhotes de panda praticamente não falam com a exceção de coisas como “Gee-gee” (estou com fome), “Wow-wow” (Não estou feliz!) ou “Coo-coo” (Legal!)

“Pandas gigantes adultos geralmente são solitários, então quem ensinou a língua para eles foi a mãe,” disse Zhang.

Quando eles crescem, podem aprender da mãe como se expressar. Eles fazem isso rugindo, latindo, gritando, rangindo e piando.

“Se a mãe panda piar feito um pássaro, ela pode estar ansiosa ao lado dos filhotes. Ela late alto quando um estranho chega perto. ” O latido pode ser interpretado como ” sai do meu lugar “. Pandas podem ser gentis feito ovelhas quando estão “apaixonados”. Pandas machos fazem “baa” o tempo todo quando querem impressionar os companheiros. As fêmeas respondem com pios constantes quando se sentem do mesmo jeito.

“Acredita em mim. Os nossos pesquisadores estavam tão confusos quando começamos o projeto que ele se perguntavam se estavam estudando um panda, um pássaro, um cachorro ou uma pessoa, ” disse Zhang.

O centro quer continuar o estudo e estão esperando a invenção do tradutor do panda que pode usar uma tecnologia de reconhecimento de voz high tech.

“Se nós podermos entender a língua, vai ajudar-nos a proteger esses animais, especialmente na natureza”, ele disse.

Menos de 2000 pandas vivem na selva, a maioria nas províncias de Sichuan e Shaanxi. Haviam 375 pandas gigantes em cativeiro no final de 2013, mais ou menos 200 deles no CCRCGP.

Você viu?

Ir para o topo