CCZ de Palmas (TO) oferece serviço de castração gratuita


(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

Com uma média entre 86 a 150 agendamentos por mês para cirurgias, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Palmas realiza o serviço de castração de cães e gatos gratuitamente na Capital. Entretanto, de acordo com a diretora de Vigilância em Saúde, Renata Peres, mesmo com os agendamentos, as pessoas deixam de levar seus animais para serem esterilizados, o que acaba prejudicando os trabalhos do CCZ.

A esterilização é de suma importância para fins de controle populacional e minimização indireta de doenças zoonóticas, comportamentais, metabólicas, dentre outras. Nos últimos meses, aproximadamente 30% dos tutores que agendaram as cirurgias, não compareceram e não avisaram, antecipadamente, a desistência.

Os procedimentos de agendamento para castrações de cães e gatos são realizados uma vez ao mês, geralmente na última semana de cada mês para as cirurgias do mês seguinte. As datas são pré-definidas, entretanto, podem sofrer alterações, como ocorreu em setembro. “O próximo agendamento está previsto para ocorrer no dia 29 de outubro no anfiteatro do CCZ”, lembrou Renata.

O número de vagas disponibilizadas para as cirurgias/mês são limitadas entre 86 e 150, podendo oscilar conforme as atividades do órgão e a quantidade de dias úteis no mês. Vale ressaltar que a cirurgia é gratuita, o que faz com que a demanda seja muito maior que a oferta. “Dessa forma é respeitada a ordem de chegada do usuário para que seja garantido o procedimento cirúrgico”, garantiu a diretora.

Procedimentos

O CCZ abre às 8 horas, entretanto, o preenchimento das fichas para castração ocorre às 14 horas da data do agendamento, sendo que meia hora antes, do dia do agendamento, são repassadas as informações pertinentes às cirurgias aos presentes e, em seguida, as senhas são distribuídas. As senhas não são distribuídas antes das 13h30.

Renata explicou que no dia do agendamento, um servidor do CCZ acompanha esse processo a fim de orientar os usuários sobre o serviço e manter a ordem dos que pleiteiam as vagas para as castrações. A partir do momento em que se tem um número de pessoas aguardando, no anfiteatro do CCZ, igual ao número de vagas disponibilizadas, então, é solicitado aos demais cidadãos que chegarem, para assinarem uma lista de espera/excedentes. “Desse modo, os que estiverem como excedentes não ficam aguardando sem ter expectativa sólida de agendar a castração de seu animal doméstico”, disse ela.

A lista de espera é utilizada para entrar em contato com o usuário nos casos em que os procedimentos agendados forem cancelados pelos tutores dos animais ou em casos que surgirem novas vagas. Importante lembrar que esta lista é válida somente para o mês de referência.

Segundo ela, após às 14 horas é priorizado o atendimento a idosos, gestantes e portadores de necessidades especiais, encaminhando-os a um atendente distinto;

Há limitações, dentro do mês, nas quantidades de agendamentos dos procedimentos cirúrgicos por pessoa, sendo uma fêmea por cidadão e três animais do sexo masculino por pessoa.

As cirurgias são disponibilizadas para qualquer cidadão que tenha maioridade civil e seja morador de Palmas.

Importante saber:

– o procedimento deve ser realizado em animais após os seis meses de vida;

– o animal deve estar saudável e em bom estado corpóreo (não obesos e não caquéticos);

– as fêmeas não podem estar prenhes, amamentando ou no cio;

– O animal deve estar em jejum de água e comida desde as 18 horas do dia anterior à castração.

– é necessário nome, endereço do proprietário, além dos dados do animal.

Fonte: Surgiu


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

PRESERVAÇÃO

DESESPERO

CONSOLO

CALIFÓRNIA

ANGÚSTIA

COMPANHIA

VIOLÊNCIA INJUSTIFICADA

ASSASSINATO BRUTAL

EXEMPLO


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>