EnglishEspañolPortuguês

Urso-polar é resgatado após ficar preso em rede de pesca‏

14 de setembro de 2015
2 min. de leitura
A-
A+

(da Redação)

Animal ainda sob efeito de sedativos, próximo à rede da qual foi libertado. Foto: USGS
Animal ainda sob efeito de sedativos, próximo à rede da qual foi libertado. Foto: USGS

Como se resgata um urso-polar de 450 quilos preso em uma rede de pesca?

Pode parecer surreal, mas foi exatamente o que biólogos do Ártico tiveram de fazer. As informações são do Daily Mail.

O U.S. Geological Survey (USGS – Departamento de Pesquisa Geológica dos Estados Unidos) apressou-se para auxiliar um urso-polar que se encontrava em apuros por ter ficado preso em uma rede de pesca, em uma ilha remota no mar de Beaufort na costa do Alasca.

O USGS publicou um post em sua página do Facebook contando como resgatou o enorme animal. O grupo teve a ajuda de biólogos do U.S. Fish and Wildlife Service e voluntários locais da comunidade de Kaktovik para realizar o resgate.

Primeiro, o animal foi tranquilizado com um dardo disparado por um helicóptero. Em seguida, voluntários usaram barcos para segurar o urso de modo que ele não afundasse após ter sido sedado.

“Uma vez que o sedativo fez efeito, os biólogos trabalharam rapidamente para desembaraçar rapidamente o urso da rede e, após constatarem que ele parecia não ter ficado ferido com a provação, libertaram-no de volta à natureza”, explicou a agência em sua página.

“Um grande esforço de todos para manter esse magnífico animal em seu habitat”.

Biólogo da USGS junto ao animal sedado. Foto: USGS
Biólogo da USGS junto ao animal sedado. Foto: USGS

Se, por um lado, o resgate foi aplaudido nas redes sociais, algumas pessoas ficaram iradas pelo fato de os moradores locais não terem sido mais cuidadosos com as suas redes.

É comum acontecer de baleias ficarem presas em redes de pesca. Em agosto, um grupo de pescadores se surpreendeu quando uma baleia empurrou o seu barco, parecendo pedir ajuda para desvencilhar-se de linhas de rede e lixo presos em sua boca.

Segundo a reportagem, os homens puxaram as linhas e as sacolas plásticas da boca do animal e ela foi embora nadando para longe.

Você viu?

Ir para o topo