EnglishEspañolPortuguês

Moradores denunciam maus-tratos a animais em Volta Redonda (RJ)

5 de setembro de 2015
3 min. de leitura
A-
A+

 Revoltados com a situação de cães de uma casa no bairro Padre Josimo, que eram acorrentados e viviam no meio dos próprios dejetos (fezes e urina), moradores denunciaram o caso à polícia de Volta Redonda. Segundo eles, o responsável pelos animais seria um homem de 70 anos, que não mora na casa, e os deixavam presos e com pouca água e comida, indo até o imóvel, de vez em quando, apenas para alimentá-los. Além dos maus-tratos, os vizinhos da casa temem que o estado de abandono e sujeira do terreno possam atrair insetos e causar doenças na vizinhança.
“Fora o problema com os animais, ficamos preocupados em pegar algum tipo de doença. O local nunca foi limpo e sempre alguns objetos ficam cheios de água parada, o que pode se tornar um foco de dengue. Os restos de comida também podem atrair ratos e outros animais, o que é prejudicial à nossa saúde” reclamou um dos vizinhos, que preferiu não se identificar e acompanha a situação através de um terraço de uma casa.

Diário do Vale
Diário do Vale

Duas mulheres moradoras de uma casa que fica em frente ao imóvel onde estão os cães, uma delas parente do homem, saíram em defesa dele dizendo que ele está sofrendo com problemas de saúde, e por esse motivo não está cuidando dos animais. O filho do acusado de maus-tratos é que estaria encarregado de alimentá-los e cuidar do terreno.
Suspeito é autuado
A Polícia Civil recebeu a denúncia de maus-tratos e deslocou uma equipe até o local, que constatou que três cães estavam amarrados em correntes, sem água e comida. O dono do terreno não estava, mas os policiais conseguiram encontrá-lo na casa de parentes. O suspeito de maus-tratos foi levado até a 93ª DP e atuado em flagrante pelo delegado adjunto Rodolfo Atala, na lei de crime ambiental.
O homem assinou um termo circunstanciado e pagará multa administrativa prevista numa lei municipal. Em depoimento à polícia, o homem disse que estava com problemas de saúde e só alimentava os animais três vezes na semana e que não pediu para ninguém cuidar deles, porque estavam agressivos. Ainda em depoimento, o autor falou que tinha doado aos animais nesta manhã, o que a polícia afirma ter constatado que não era verdade.
Os cães foram apreendidos e aguardam adoção. O delegado explicou que os animais ficavam acorrentados e esse comportamento agressivo relatado pelo autor demonstra que eles já estavam cansados de serem maltratados e por isso reagiam desta forma.
Atala alertou ainda que qualquer pessoa que possui um animal de estimação e não cuide dele adequadamente pode ser autuado na lei de maus-tratos.
“Aquele que cometer o ato irresponsável de ter um animal e não cuidar está na mira da Polícia Civil e será atuado” avisou.
Apelo
A presidente da Sociedade Protetora dos Animais (SPA) em Volta Redonda, Carmem Marques, fez um apelo aos que gostam de cães, para que adotem os animais que estavam sendo maltratados.
“O canil do SPA está lotado, mas tentaremos ajudar com o que for possível. Fazemos castração sem cobrar nada e também arranjamos lares temporários para os animais abandonados até que consigam um local fixo para ficar” explicou.
Fonte: Diário do Vale

Você viu?

Ir para o topo