EnglishEspañolPortuguês

Unidade móvel castra cães e gatos gratuitamente em Sorocaba (SP)

3 de setembro de 2015
2 min. de leitura
A-
A+

Zaqueu Proença
Zaqueu Proença

Com o objetivo de diminuir a população de cães e gatos abandonados pelas ruas de Sorocaba (SP), surgiu o Castramóvel, uma unidade móvel que castra estes animais gratuitamente. Segundo a Divisão de Zoonoses da Área de Vigilância em Saúde da Secretaria da Saúde de Sorocaba (Ses), a unidade foi criada em 2013 pela necessidade de atender os bairros mais periféricos da cidade.
O Castramóvel funciona dentro de um micro-ônibus. A Ses relata que as castrações são realizadas no interior do veículo, que é adaptado com uma sala de cirurgia. O procedimento, como qualquer outra cirurgia, ocorre sob anestesia geral. “O processo resume-se à remoção cirúrgica dos órgãos reprodutores internos do animal, que são o útero e ovários nas fêmeas e os testículos nos machos”, explica.
A secretaria informa ainda que o tutor do animal deve agendar data e horário para a castração e, no dia marcado, levar seu animal ao Castramóvel e aguardar o fim do procedimento. Para levar o animal para casa, o tutor também precisa aguardar que o animal retorne da anestesia, que tem duração que varia de acordo com fatores como anestesista, cirurgião e reação do organismo do animal frente à anestesia e ao procedimento cirúrgico.
Após a cirurgia, o tutor do animal precisa administrar os remédios prescritos pelo veterinário e deve tomar cuidado para evitar a contaminação das feridas cirúrgicas.
O Castramóvel agenda esses procedimentos de acordo com os bairros que percorre. Dados da SES informam que, desde o início do projeto, já foram castrados mais de 1.500 animais, entre cães e gatos machos e fêmeas, nas regiões dos bairros do Éden e Brigadeiro Tobias. “Atualmente, em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), estamos promovendo mutirões de castração, com a previsão de castrar 6.500 animais em um ano”, relata a SES, que informa que as castrações estão ocorrendo atualmente para moradores dos bairros da Zona Leste da cidade.
A divulgação dos bairros contemplados ocorre por meio da mídia local e do site da Prefeitura. Mais informações podem ser obtidas através do telefone 156 ou pelo site da Prefeitura.
Fonte: G1

Você viu?

Ir para o topo