EnglishEspañolPortuguês

"Salve o gato-do-mato": campanha permite acompanhar trajetória de animais em seu habitat

2 de setembro de 2015
3 min. de leitura
A-
A+

Por Amor Animal (em colaboração para a ANDA)

Divulgação
Divulgação

O projeto Gatos do Mato RS lança campanha de arrecadação de fundos mensais para o monitoramento e conservação dos Pequenos Felinos Silvestres em Fragmentos de Mata Atlântica na Região do Vale do Taquari, Sul do Brasil, a fim de fornecer subsídios para o conhecimento da sua ecologia e para programas de educação ambiental na comunidade.
Os felinos silvestres estão entre as espécies mais ameaçadas do mundo, principalmente em razão da perda e fragmentação do seu habitat natural, da caça para o comércio de peles, tráfico de espécies e morte por retaliação.
Este felinos habitam desde a Costa Rica ao Sul do Brasil e Nordeste da Argentina, abrangendo Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Equador, Guiana Francesa, Guiana, Panamá, Paraguai, Peru, Suriname, Venezuela e Bolívia.
Felinos como o gato-do-mato-pequeno (Leopardus guttulus), gato-maracajá (Leopardus wiedii) e gato-mourisco (Puma yagouaroundi) são os principais alvo deste projeto.
Importância da preservação do Gato-do-mato
Estes felinos regulam as populações de todas as espécies que constituem as suas presas, impedindo seus excessos populacionais. Do mesmo modo, os carnívoros predadores estão ligados ao controle dos mamíferos herbívoros, que por sua vez, alimentam-se de espécies vegetais. Já as comunidades vegetais influenciam a distribuição de polinizadores, aves e insetos. Portanto, quando se afeta a comunidade de predadores, se afeta ao ecossistema em sua totalidade.
O Gato-do-mato é classificado pela IUCN (União Internacional para Conservação da Natureza) como espécie vulnerável e pelo IBAMA, como ameaçado de extinção.
Necessidade do Monitoramento do Gato-do-mato
Os felinos silvestres são de hábitos solitários e, quase em sua totalidade, predominantemente noturnos e por isso observações em campo são escassas, o que faz com que faltem muitos dados sobre suas vidas. Este pequeno conhecimento sobre sua biologia, limita a possibilidade da atuação em estratégias de conservação eficientes. Portanto, o Projeto Gato do Mato RS se faz necessário para a preservação da espécie.
Execução do Projeto
O projeto “Salve o Gato-do-Mato” Já está em sua segunda fase de execução, serão adotadas ações junto aos moradores e visitantes da região que contribuam com a preservação dos felinos silvestres que habitam ou usam a área como conexão para outros ambientes. Estas ações ganham maior ímpeto à medida que já foram apurados relatos de ataques de felinos a criações domésticas, despertando o revide por parte dos proprietários rurais; o atropelamento de indivíduos nas estradas que cortam a região e a retirada de exemplares da natureza para abastecer o tráfico de peles e animais vivos. A fiscalização da caça clandestina e do comércio de espécies silvestres, com o auxílio das autoridades, também fará parte das ações pretendidas.
Orçamento
O projeto precisa do valor de R$ 1.000,00 (mil reais) mensais para dar continuidade e por isso, inicia uma campanha de financiamento coletivo permanente (crowdfunding) no site do Amor-Animal.
Recompensas
Para doações acima de R$ 300,00 reais o doador pode iniciar um acompanhamento de um gato-do-mato em seu habitat, por algumas aparições do animal.
Link para apoiar o projeto.

Você viu?

Ir para o topo