EnglishEspañolPortuguês

Turnê pretende divulgar veganismo e direitos animais entre a comunidade negra norte-americana

10 de agosto de 2015
3 min. de leitura
A-
A+

(da Redação)

(Photo courtesy Keith Tucker)
(Photo courtesy Keith Tucker)

No início do ano, Jay Z e Beyoncé anunciaram que estão adotando uma dieta vegana e ajudaram a introduzir o assunto dentro do universo do hip hop, segundo informações do Madame Noire. Na verdade, existe um longo histórico de rappers que são veganos ou vegetarianos, especialmente os da “velha guarda”, muitos dos quais são adeptos do islamismo e seguem uma dieta restrita. Mas, por muitas razões, as pessoas não sabiam dessa forte ligação entre o hip hop e o veganismo.
Foi aí que o músico Keith Tucker resolveu fundar a organização Hip Hop Green Diners, que promove o veganismo dentro do universo do hip hop. Ao longo dos últimos seis anos, sua organização vem motivando os jovens e suas famílias a adotar um estilo de vida mais saudável e livre de crueldade. Até hoje, a Hip Hop Green Diners já serviu refeições veganas a mais de 1500 jovens e suas famílias.
Esse ano, foi realizado o primeiro Hip Hop is Green Tour, que levou a mensagem da organização para mais de 10 mil pessoas, contando com a ajuda de músicos do hip hop. Muitas cidades da costa oeste norte-americana, como Baltimore, Washington, Tacoma e Nova York receberão a visita da entidade nos próximos meses.
Diversos artistas veganos participaram do tour, como Afya Ibomu, DJ Cavem, dentre outros cantores e alguns chefes de cozinha veganos. “O ultimo evento do ano será na cidade de Nova York, em algum momento de novembro. Não vou contar tudo, mas esse evento será um dos dias mais históricos para o hip hop,” conta Tucker.
Tucker conta com uma tendência bastante positiva a seu favor, pois o veganismo parece estar se expandindo nos Estados Unidos. Em 2009, somente 1% da população norte-americana se dizia vegana ou vegetariana. Atualmente, 5% da população se enquadra nessa categoria, sendo que metade dessas pessoas pratica uma dieta vegana. Isso quer dizer que cerca de 16 milhões de norte-americanos decidiram não consumir nenhum produto de origem animal.
O próprio Tucker teve uma longa trajetória antes de se tornar vegano. Quando trabalhava no rádio, ele produziu uma série sobre os movimentos ambientalistas e o veganismo. Isso evoluiu para a produção de um documentário chamado Pursuit of a Green Planet (algo como “Em Busca de um Planeta Verde”), que aborda a ligação do hip hop com o ambientalismo. Logo, esses temas se tornaram prioridades para Tucker.
Quando compareceu ao seu primeiro festival vegano, Tucker ficou surpreso com a comida. “Eu pensei ‘nossa, essa comida é muito gostosa!’ Mas o problema é que eu era provavelmente a única pessoa negra do recinto. Logo pensei que teria de levar isso para a comunidade negra.”
Para Tucker, não se trata só de uma questão de saúde. O veganismo envolve diversas questões, desde a justiça social, até o cultivo de vegetais orgânicos. Seus esforços lhe renderam um convite para ir à Casa Branca, onde a primeira dama Michelle Obama convidou Tucker e seus amigos veganos para divulgar seu trabalho. O Tour vegano foi convidado para ir a diversas cidades no Reino Unido, incluindo Londres.
“A reação vem crescendo. O propósito do Tour é inspirar as pessoas a serem saudáveis e pensarem sobre aquilo que comem. Também queremos lembrá-las das consequências para o nosso planeta e para os nossos corpos.”

Você viu?

Ir para o topo