EnglishEspañolPortuguês

Defesa Civil resgata animais maltratados e abandonados

12 de agosto de 2015
2 min. de leitura
A-
A+

Membro da equipe da Defesa Civil durante o resgate de uma cadela no bairro Santa Luzia (Foto: Divulgação)
Membro da equipe da Defesa Civil durante o resgate de uma cadela no bairro Santa Luzia (Foto: Divulgação)

Sabemos que o número de casos de maus-tratos e abandono de animais na cidade, infelizmente, não é animador. É possível ter conhecimento sobre diversos casos de pessoas que acabam pedindo socorro porque tem um animal abandonado na porta de sua casa, entre outros. Em casos como esses, a Defesa Civil da Estância Turística de Ribeirão Pires pode ajudar.
Foi divulgado recentemente um balanço que revela que somente no primeiro semestre deste ano, cerca de 500 animais foram resgatados pela equipe da Defesa do município.
Entre esses animais haviam: saruês, cobras, aranhas, gatos, cervos, cachorros, gatos, escorpiões, cavalos, guaxinim, lagostim, abelhas e vespas. Vale ressaltar que em caso de animais venenosos é importante comunicar a Defesa para que eles procedam de maneira correta e os encaminhem para o Butantã, para que sejam feitos soros, tais como o soro antiofídico.
O coordenador da Defesa Civil, Miguel Luis Filho, diz que a equipe busca estar a disposição da população em todas as circunstâncias:
“O último resgate realizado foi de uma cadela no bairro Santa Luzia, onde o pedido para que fossemos até o local foi feito através da nossa página do Facebook. Ela ainda está na Zoonose, mas já aparenta melhoras e está mais animada. Um integrante da equipe da Defesa está quase convencido à adotá-lá”, contou.
A Defesa Civil ainda reforça que o abandono e maus-tratos de animais é crime inafiançável, que leva a prisão por até um ano, previsto em lei, no Artigo 32 na Lei de Crimes Ambientais nº.9.605/98.
“É considerado crime praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, doméstico ou domesticados, nativos ou exóticos”, conclui Miguel.
Por isso, denuncie! Em caso de denúncias ou solicitações, os telefones da Defesa Civil Municipal de Ribeirão Pires são: 199 e/ou 4825-1830.
Fonte: Diário de Ribeirão Pires

Você viu?

Ir para o topo