Portugal

Abrigo de animais de Lourdes pede ajuda para encontrar cães que fugiram de incêndio

Um incêndio cercou, ontem à tarde, o abrigo de animais do Chão dos Bichos, na Murteira, Loures, provocando a morte de pelo menos cinco cães e levando ao desaparecimento de...

634

12/08/2015 às 16:20
Por Redação

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.
Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Um incêndio cercou, ontem à tarde, o abrigo de animais do Chão dos Bichos, na Murteira, Loures, provocando a morte de pelo menos cinco cães e levando ao desaparecimento de dezenas de outros.

“Esta tarde o abrigo do Chão dos Bichos foi rodeado por um intenso incêndio, que o cercou por todos os lados. O incêndio deflagrou fora do abrigo e ainda a alguma distância, mas percorreu toda a vegetação pela encosta numa fração de minutos, o tempo suficiente para soltar os animais dos vários recintos e boxes”, explicou a associação na sua página do Facebook.

“Infelizmente, o fogo chegou mais depressa a cinco companheiros e perdemo-los. Os que conseguimos soltar seguiram diferentes rotas não sendo possível delinear de todo um percurso provável”, continua a mensagem.

Cerca de 80 cães foram resgatados, mas muitos deles precisaram de assistência veterinária no local e outros seguiram para internamento. Alguns estão em estado de choque e seguiram para famílias de acolhimento temporário.

“Todas estas situações estão salvaguardadas, [pelo que] o nosso pedido de urgência destina-se, para já, para a procura e resgate de 80 cães que ainda andam em parte incerta”, continua a mensagem.

A associação precisa de voluntários para apoiarem as buscas. “Este será o nosso foco de trabalho, mas com o nascer do dia iremos ter a real noção dos estragos no nosso abrigo e, aí, outras necessidades surgirão. Pedimos a mobilização do maior número de pessoas para as buscar os animais perdidos durante o dia. Todas as horas e minutos poderão fazer a diferença”, continua a mensagem.

Entretanto, conta o Correio da Manhã, várias figuras públicas reforçaram o apelo da Associação Chão dos Bichos, entre elas a actriz Rita Pereira e os radialistas Nuno Markl e Ana Galvão

A Murteira situa-se no concelho de Loures, junto à autoestrada A8. O movimento Movido a 4 Patas está a organizar um grupo de buscas, esta terça-feira a partir da 19h, junto ao Parque de Estacionamento do Pingo Doce de Loures. Segundo a Chão de Bichos, o incêndio atingiu apenas o abrigo de cães – o de gatos encontra-se noutro local, fora de zona das chamas.

Fonte: Green Savers

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.