EnglishEspañolPortuguês

Fisiculturistas veganos provam que é possível ser forte sem se alimentar de animais e derivados

31 de agosto de 2015
9 min. de leitura
A-
A+

(da Redação)

Barny du Plessis, vencedor do Mr. niverso 2014. Foto: Divulgação
Barny du Plessis, vencedor do Mr. niverso 2014. Foto: Divulgação

“Se há algo de que os fisiculturistas necessitam, é de frango, carne vermelha, ovos. Whey protein!” Certo?
Errado.
Desafiando o conceito que associa comer carne à força física, há uma nova geração de fisiculturistas e atletas veganos que praticam uma dieta inteiramente livre de carne, leite e ovos.
Abastecidos por uma dieta à base de proteínas vegetais que inclui feijões, sementes e grãos, eles conseguiram construir e manter força e forma impressionantes.
Então, para qualquer um que ainda pense que veganismo é igual a palidez e fraqueza, estas pessoas respeitosamente provam o contrário. As informações são do Metro UK.
O Mr. Universo que dirige um mercado vegano
Barny du Plessis:  fisiculturista profissional, autodenomina-se um "lutador pelos animais, pelo planeta e pela harmonia". Foto: Divulgação
Barny du Plessis: fisiculturista profissional. Foto: Divulgação

O vencedor do Mr. Universo 2014, Barny du Plessis, define-se como um fisiculturista profissional e “um lutador pelos animais, pelo planeta e pela harmonia”.
Ele completou 55 competições durante 20 anos e, então, se aposentou.
O campeão eliminou recentemente todos os derivados de animais de sua dieta e com isso ganhou ainda mais massa muscular (agora ele pesa 107 kg).
Ele diz que agora sua vida está toda voltada para o veganismo e abriu um pequeno mercado vegano fitness no mercado de Norwich chamado “Mr Universe’s Health Hut”.
Barny, que é casado com a mulher que foi considerada mais forte do Reino Unido em 2010, Josie Keck, afirma que não há desvantagens no veganismo: ele acorda todos os dias com muita energia e sente que se recupera mais fácil quando está cansado.
Ele costuma tweetar mensagens inspiradoras sobre o assunto…
"Você mataria uma borboleta? Eu não seria capaz. Então como você poderia matar um porco ou uma vaca? Pagar para alguém fazê-lo é igualmente vil", escreveu Barny em seu Twitter. Foto: Divulgação
“Você mataria uma borboleta? Eu não seria capaz. Então como você poderia matar um porco ou uma vaca? Pagar para alguém fazê-lo é igualmente vil”, escreveu Barny em seu Twitter. Foto: Divulgação

O campeão mundial de wresting
Foto: Instagram
Foto: Instagram

Alexey Voevoda é medalha de ouro no campeonato mundial de wrestling profissional, medalhista olímpico em bobsledding e também se diz “campeão em direitos animais”.
Voevoda segue a dieta vegana há mais de cinco anos e diz ter notado muitas mudanças.
“Eu não como mais o sofrimento e a dor de animais indefesos. Em segundo lugar, meu corpo se tornou mais leve, devo dizer, ‘mais limpo’. Além disso, em minha profissão, a flexibilidade e a elasticidade são incrivelmente importantes, e tive um aumento de ambos. E por último, agora eu quase não fico gripado ou resfriado”, afirmou ao PETA.
Foto: Instagram
Foto: Instagram

O cozinheiro vegano
Foto: Twitter
Foto: Twitter

O fisiculturista e chef de cozinha Robert Cheeke, de 35 anos, cresceu em uma fazenda no Oregon e decidiu se tornar vegano aos 15 anos. Ele diz que adora feijões e saladas.
Cheeke, que escreveu um livro sobre nutrição à base de vegetais e fitness chamado “Shred It!”, tem mais de 23.300 seguidores no Instagram e ultrapassou os 13.700 no Twitter.
A mãe fitness
Foto: Instagram
Foto: Instagram

Yolanda Presswood, de 41 anos e mãe de dois filhos, entrou seriamente na prática do fitness aos 32 anos e agora trabalha como personal trainer.
Seus pais eram ambos fisiculturistas. Ela conta que cresceu em meio a alfarroba, aveia, bebidas de proteína e ferro.
A garota com armas
Foto: Facebook
Foto: Facebook

Autodenominando-se dessa forma, a australiana Simi Collins é ginasta, competidora profissional, viciada em CrossFit e designer gráfica.
O competidor natural
Foto: Instagram
Foto: Instagram

Billy Simmonds, de Sydney, conquistou o título de “Mr Natural Universe” do INBA em 2009 – um torneio para fisiculturistas que se pronunciam contra o uso de drogas para aumento de performance (como hormônio do crescimento e esteróides).
Ele também é levantador de peso, surfista, praticante de artes marciais e fundador da marca vegana de comida fitness Prana ON.
Foto: Instagram
Foto: Instagram

Simmonds diz: “Quando você olha para os argumentos para se tornar vegetariano ou vegano, você realmente não pode negar que é a escolha certa, em termos de saúde, meio ambiente e do impacto que você causa sobre os outros”.
Foto: Instagram
Foto: Instagram

O octagenário esculpido
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Jim Morris costumava competir ao lado de Arnold Schwarzenegger na década de 80.
Ele é vegano há mais de 15 anos e, com forma e aparência espetaculares aos 80, ainda levanta peso.
Vegana desde quando nasceu
Foto: Instagram
Foto: Instagram

Jehina Malik foi a primeira vegana desde o nascimento a vencer a Liga Profissional da IFBB (International Federation of BodyBuilders), há poucos meses atrás.
Ela também trabalha como personal trainer e instrutora de fitness.
O homem mais forte da Alemanha
Foto: Instagram
Foto: Instagram

Patrik Baboumian ganhou o título de homem mais forte da Alemanha em 2011, ao erguer o peso recorde de 550kg.
“O ponto é inspirar pessoas e quebrar estereótipos de que homens fortes precisam comer carne”, afirma.
O rei do “calisthenics”
Foto: Instagram
Foto: Instagram

Frank Medrano, da Califórnia, é especialista em “calisthenics”, um método em que se usa apenas o peso corporal para fazer os exercícios.
Ele conta que se apaixonou pela prática, e adora o sentimento de força interna trazida pela mesma.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

“Minha dieta é sempre pobre em gordura e enriquecida em super alimento. A única coisa que eu faço para obter o máximo rendimento é limitar a ingestão de sódio e consumir muitos vegetais”, explica Medrano.
A fisiculturista médica
Foto: Twitter
Foto: Twitter

A vegana Harriet Davis, da Carolina do Norte, é modelo profissional de fitness e médica esportiva.
O escultor de corpos vegano
Foto: Clean Machine on Line
Foto: Clean Machine on Line

Torre Washington cresceu na dieta ovolactovegetariana e tornou-se vegano em 1998.
O fisiculturista natural se diz “um amante da vida, dos animais e dos doces”, e disse ao veganbodybuilding.com: “Eu me tornei vegano como um estilo de vida e para fazer algo diferente do senso comum. Eu gosto do desafio de me alimentar de maneira saudável e de fazer o que a maioria das pessoas não é capaz de fazer, mostrando que isso é possível de ser feito”.
O personal trainer “bombado”
Foto: Instagram
Foto: Instagram

James Hatchel, de 31 anos, da Carolina do Sul, diz: “Se o seu alimento alguma vez mugiu, caminhou, voou ou nadou, não coma”.
Foto: Instagram
Foto: Instagram

Outra máxima de Hatchel é: “O maior equívoco que ouço é que ser vegano significa que você será magérrimo”.
A modelo fitness aos quase 50 anos de idade
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Michelle LeBlanc Risley tem 49 anos e uma forma física incrível. A professora de yoga e terapeuta de Reiki da Carolina do Norte ainda trabalha como competidora e modelo fitness.
“As pessoas pensam que nós veganos não ingerimos proteína suficiente, e que somos fracos e mal nutridos, e que se alimentar desta forma é difícil e chato”, diz ela sobre tais enganos.
O ginasta pioneiro
Foto: Instagram
Foto: Instagram

Ed Bauer é vegano por razões éticas e dono da academia PlantFit Gym, em Oakland.
Ele diz que a sua escola “defende o uso da nutrição esportiva à base de vegetais, porém respeita todas as escolhas”.
Ele é campeão de fisiculturismo, e adora CrossFit e levantamento de peso olímpico.

Você viu?

Ir para o topo