EnglishEspañolPortuguês

Projeto usa veganismo como ferramenta para conscientizar jovens e crianças na BA

28 de agosto de 2015
4 min. de leitura
A-
A+

Por Alex Avancini (Da Redação)

unnamed 3
Divulgação

Focado em ações práticas para jovens e crianças, um projeto de educação humanitária na Bahia – com atenção nos direitos animais e na natureza – está levando para centenas de pessoas a mensagem da liberdade e paz entre as espécies. Proporcionar um dia inteiro repleto de educação animal foi a ideia de Francisco José Souza de Athayde, fundador, coordenador e educador responsável do projeto de Educação Humanitária, que aborda também a Educação Ambiental para crianças, jovens e adultos. Os temas são direitos humanos, direito animal, vida simples, vegetarianismo, veganismo, meditação, reino vegetal, questões ambientais e consumo consciente.

unnamed 2
Divulgação

A educação fascina aqueles que trabalham com ela, traz esperança, energia e vontade de um mundo melhor. De certo o melhor investimento a ser feito. Com a proposta vegana no ponto central, a ideia foi transformar um sítio da família em um espaço de aprendizado aberto a todos os públicos, tornando mais próximo o contato em relação à natureza, os animais e as pessoas.

“A educação humanitária entrou na minha vida antes mesmo de eu conhecer esse modelo de educação tão inovador, pois já sentia que tinha que buscar uma forma de ajudar as pessoas, os animais e a natureza indo na raiz do problema, despertando o ser humano para viver uma vida mais consciente, crítica e mais pacífica”, comenta Francisco, mantenedor do projeto, que, após ter contato com a teoria animal, escolheu o veganismo como filosofia de vida e viu na educação uma maneira de transformar a vida das pessoas e principalmente dos animais. Em 7 anos, trabalhando na Bahia e em outros estados, mais de 15 mil crianças, jovens e adultos já passaram pelo projeto, realizando essas ações em escolas públicas e particulares, faculdades, ONGs e departamentos de Estado.

unnamed 4
Divulgação

O Sítio fica no município de Camaçari, Bahia, a 41 quilômetros da capital Salvador. No espaço, a mensagem se apresenta em forma de conversas, caminhadas ecológicas, lanches e alimentação vegana, além de consumo consciente e separação do lixo, tudo na prática, fazendo com que as próprias crianças criem consciência sobre a produção dos seus resíduos.

Nesta oportunidade, o público infantil tem o contato com horta orgânica, plantação de mudas, assim como higiene e a importância de produtos não testados em animais e histórias sobre a importância da adoção responsável, a tristeza dos animais vivenciada nos circos, rodeios e parques comerciais que aprisionam e retiram a liberdade dos animais. Mas do que tudo, muita motivação. Há no projeto uma grande intenção de educar jovens e crianças mais conscientes para um futuro melhor. Os educadores deixam em cada atividade muita energia, esperança. Um trabalho feito com muito amor.

O projeto baseia-se em um dia inteiro de educação pautado no biocentrismo, que é concluído com palestras e vídeos educativos, com grande foco no material produzido pelo Instituto Nina Rosa.

unnamed
Divulgação

“O projeto é focado nas ações práticas das crianças e jovens, com isso todas as atividades podem ser vividas através dos ensinamentos que a educação humanitária tem a repassar. Temos a proposta vegana como um dos principais temas do projeto, assim elas podem viver um dia sem explorar os animais e aprender que é possível viver uma vida sem crueldade, feliz e com muita saúde, pois a nossa alimentação, além de ser vegetariana (vegan), busca ser cada vez mais saudável. Em cada etapa do passeio eu estimulo o olhar delas para a liberdade e o respeito para com os animais, seja para não pisarem nas formigas, ao observar os animais livres da região, ao realizar o desenho no quadro onde os animais estão livres, em contato com a natureza. É importante ressaltar que cada idade tem uma linguagem específica, respeitando o tempo de cada criança, pois recebemos públicos a partir dos 2 anos”, acrescenta Francisco.

Hoje, o projeto realiza o Educador Humanitário itinerante, que vai até as escolas, em parceria com prefeituras e ONGs e realiza palestras e cursos de educação humanitária, com desenvolvendo de aula de campo no sítio. Para o futuro, o educador anseia ampliar as atividades, depois de toda a experiência durante os sete últimos anos. O que se pode esperar é um novo instituto para trabalhar com educação humanitária com crianças, jovens e educadores nas escolas do Brasil, expandindo a experiência baiana a todos os cantos do país.


Contato

Sítio Mundo Verde – Passeios Escolares e Educação Humanitária
Endereço: Estrada do Coco, km 14 (ao lado do pedágio) – Camaçari-BA
E-mail: educacao.humanitaria@yahoo.com.br
Blog
Rede social
Telefone: (71) 8823-3050 / 9332-4640

Você viu?

Ir para o topo