EnglishEspañolPortuguês

Lutador de UFC torna-se vegano aos 41 anos de idade

27 de agosto de 2015
4 min. de leitura
A-
A+

(da Redação)

Foto: Divulgação
O lutador de UFC Mark Hunt. Foto: Divulgação

Existem diversos estereótipos associados à dieta vegana. É comum se considerar as artes marciais mistas (MMA) e o futebol como esportes “masculinos”, em que alguns dos atletas mais resistentes de ambos os sexos mostram as suas habilidades de resistência. A maioria das pessoas não vincula um estilo de vida vegetariano ao futebol ou ao MMA. Mas, como na maior parte das vezes, nota-se que os estereótipos não passam de uma forma de preconceito sem sentido. As informações são do The Raw Food World.
Documentários estão influenciando os atletas
Recentemente, David Carter, jogador atacante do Chicago Bears, anunciou que a dieta vegana mudou a sua vida, e que tudo começou após ele ter assistido a um documentário sobre veganismo.
O lutador peso pesado do UFC, Mark “Super Samoan” Hunt, tomou a decisão de se tornar vegano aos 41 anos de idade, também depois de ver um documentário sobre crueldade a animais. O filme mostrava uma das fazendas de criação de porcos mais conhecidas dos Estados Unidos. Ver a maneira como aqueles animais eram tratados convenceu Hunt a deixar de consumir carne, leite, ovos e mel.
Hunt não foi o primeiro lutador do UFC a tomar esta decisão. Mac Danzig, outro lutador famoso, fez uma aparição no programa Forks Over Knives, no qual falou sobre a sua decisão em se tornar vegano.
Danzig conta que, quando ele anunciou a sua adesão à dieta vegana, foi tido como “o homem estranho” em um esporte de combate.  Ele percebeu que não importava quantas lutas ele vencesse, assim que ele sofresse uma derrota, a sua dieta seria responsabilizada.

À medida em que mais lutadores e atletas tomam a decisão de abastecer seus corpos por meio da dieta vegana, o estereótipo vem mudando. Danzig relata que, quando Jon Fitch começou a usar a dieta vegana nos campos de treinamento, o público tornou-se mais convencido de que essa dieta era capaz de alimentar devidamente um atleta. Jake Shields, um vegetariano de longa data, tomou a decisão de eliminar produtos lácteos e de partir para uma dieta vegana, e isso permitiu aos seus fãs verem que era algo possível.Segundo Danzig, conforme mais atletas fazem a mudança, a aceitação tem sido maior por parte do público. “Estou tendo cada vez mais retornos positivos. As pessoas parecem mais curiosas sobre a dieta, e mais receptivas”.

É comum haver o questionamento sobre fontes de proteína quando um atleta anuncia que está fazendo uma dieta vegana. Danzig diz que a concepção das pessoas sobre as necessidades de proteína são equivocadas e desproporcionais. Muitas pessoas associam o consumo de proteína à massa muscular, e ele considera esta informação ultrapassada, “da época de Arnold Schwarzenegger e Lou Ferrigno”, quando as pessoas queriam ter exatamente a aparência deles e aumentavam a ingestão de proteínas com esta intenção.
Ele diz que não consomeum grama de proteína por libra de peso corporal” mas, em vez disso, concentra-se em uma alimentação saudável e ingere cerca de 80 gramas de proteína por dia. Ele explica que o fígado não pode processar mais de 80 gramas por dia.
Enfim, percebe-se que mais e mais atletas estão tomando a decisão de adotar a dieta vegana. Isso é um exemplo e um incentivo para o grande público, na medida em que esses esportistas provam que o seu desempenho continua o mesmo – ou geralmente aumenta – após esta mudança.

Você viu?

Ir para o topo