EnglishEspañolPortuguês

Grupo protesta em Câmara de Tatuí (SP) para castração de 3,5 mil cães abandonados

27 de agosto de 2015
1 min. de leitura
A-
A+

Reprodução
Reprodução

Um grupo de proteção aos animais lotou a câmara de Tatuí (SP), na sessão de terça-feira (25), para pedir a castração anual de 3,5 mil cães abandonados na cidade. Segundo a organizadora do ato, Luana Muzille, o programa de controle que é feito anualmente não atende a demanda ideal por ano – de 2014 a 2015, o número atendido não chega a 1,7 mil, diz grupo. “Eles não executam essas castrações mensalmente como foi negociado com a prefeitura. Por isso, estamos aqui, para pedir aos vereadores que seja feita a castração mensal para machos e fêmeas”, diz.
A Prefeitura de Tatuí afirma que desde 2013 o programa de proteção animal inclui mutirões de castração de graça à população. Em dois anos e meio, 1,8 mil cães e gatos, machos e fêmeas, foram atendidos com recurso próprio do município. A prefeitura disse ainda que a meta é castrar 3,5 mil animais até 2016.
Para a veterinária Camila Aguiar Paz, o apoio do Legislativo é a única forma de garantir o controle no número de animais de rua e melhorar a saúde dos animais. “A castração é a melhor solução porque previne desde doenças de saúde pública a doenças dos animais.”
O presidente da Câmara de Tatuí, Wladmir Faustino Saporito (PROS), afirma que o assunto deve entrar em pauta na próxima sessão. “Não podemos protocolar uma lei porque não podemos criar despesas ao município, mas podemos tentar pedir e exigir que a prefeitura cumpra o apelo popular”, resume.
Fonte: G1

Você viu?

Ir para o topo