EnglishEspañolPortuguês

Morre puma encontrado em aeroporto do Paraguai

26 de agosto de 2015
2 min. de leitura
A-
A+

Divulgação
Divulgação

O puma yagouaroundi, conhecido popularmente como jaguarundi encontrado na tarde desta segunda-feira (24) no campus do aeroporto internacional Silvio Pettirossi, em Luque no Paraguai morreu na madrugada desta terça-feira (25). De acordo com um relatório da Secretaria de Meio Ambiente, o animal não suportou o estresse causado pela captura.
Segundo o veterinário Raul Palacios, um dos salvadores do jaguarundi, o animal morreu por volta das 2h30 da madrugada e a principal causa seria “a extrema tensão que o animal sofreu ao ser capturado o que supostamente gerou uma lesão na coluna por ter realizado muita força”, diz ao veterinário no relatório da Secretaria de Meio Ambiente.
“Eu estava muito animado para deixar ele ir embora hoje”, disse o veterinário. Ele explicou que o código internacional de aeroportos da OACI determina que todos os animais selvagens encontrados nos aeroporto devem ser transferidos para outro lugar, pois um animal de 5 ou 9 quilos é muito perigoso quando os aviões sobem ou descem. Além disso, ele ressaltou que há meses já houve incidentes com animais na pista.
O felino foi encontrado durante uma ronda de rotina feita para controlar as aves que cruzam as aeronaves no momento da decolagem, mas os funcionários não possuíam gaiolas ou equipamentos específicos para capturar grandes mamíferos.
O Diretor da fauna da Secretaria do Meio Ambiente, Rocío Barreto garantiu que serão colocadas cercas tanto no perímetro do Parque Guazú, quanto no aeroporto e os funcionários passarão por cursos na área de contenção de animais silvestres para biólogos e veterinários.
O corpo do jaguarondi será levado para o Museu Nacional de História Natural do Paraguai para sua posterior taxidermia.
Fonte: MidiaMax

Você viu?

Ir para o topo