EnglishEspañolPortuguês

ONG Voluntário Animal busca transparência em doações em Porto Velho (RO)

18 de agosto de 2015
3 min. de leitura
A-
A+

Reprodução
Reprodução

A Voluntário Animal é uma entidade voltada a trabalhar com doações para animais domésticos e atender, cuidar, de animais em situação de risco, maus-tratos, doenças e fome. Ela trabalha em Porto Velho (RO) e vem conscientizar as pessoas, empresas, veterinários de como deve funcionar de forma transparente e correta esse tipo de atividade que beneficia criadores com carência de recursos para atender a demandas de necessidades ou mesmo organismos que atuam e trabalham com animais, como cães e gatos, e sobrevivem de doações.
Sidinaldo Pinto Barbosa, um dos responsáveis e fundador da “Voluntário Animal”, disse que infelizmente em Porto Velho pessoas más intencionadas exercem essa atividade do voluntarismo sem de fato exercer com a lealdade e transparência exigidas, causando stress e desgaste junto a clínicas veterinárias ou pet shops, que hoje enxergam com desconfiança quando se trata de doação de donativos para terceiros, sendo que não existe um controle ou referência que prove a idoneidade dessa pessoas.
“Infelizmente muitas portas podem ser fechadas ao voluntarismo por causa dessas pessoas que agem por causa própria, que pedem donativos e trocam entre amigos, sem critério”, ressaltou Sidinaldo.
A Voluntário Animal surgiu justamente para dar suporte as pessoas e entidades que trabalham com voluntarismo e necessitam dessa atividade.
No site oficial da entidade, consta de regras básicas que dão autenticidade a essa atividade e que receberão apoio, entre elas estão: Ajuda, Transparência e Conscientização.
Sidinaldo disse que a entidade é a primeira em Rondônia voltada a fazer um trabalho transparente com as doações, pois ao trabalhar com recursos de empresas, a responsabilidade em prestar contas e mostrar onde estão sendo aplicados esses recursos é bem maior. No site da Voluntário Animal tem um espaço para essa prestação de serviço – financeiro -, onde são apresentados os demonstrativos do que foi utilizado – seja medicamento, dinheiro ou medicamentos.
Hoje a entidade atua em Porto Velho com resgate de animais que sofrem maus-tratos, foram abandonados ou ainda passam fome.
A entidade hoje conta com três pontos referentes para receber donativos e pretende cadastrar órgãos ou pessoas que possuem criação de animais domésticos e precisam de doações. Vai existir critérios e estabelecer parcerias com as empresas apoiadoras.
Para quem quiser doar ração ou medicamento, a Voluntário Animal conta com três postos de arrecadação em Porto Velho. A Pet shop Bicho Legal (na Avenida Vieira Caúla), a Fino Faro (localizada na zona Leste) e na Policlínica, localizada na Avenida Calama – setor Norte da capital.
Uma das dificuldades que Sidinaldo tem encontrado aqui quando receber denúncia de maus-tratos de cães é a falta de suporte da Polícia Ambiental para garantir a segurança dos voluntários que resgatam esses animais. Uma das ideias é se reunir com o comando da Polícia Militar e tentar esse suporte.
Mais informações a respeito da Voluntário Animal e suas atividades em Porto Velho podem ser obtidas pelo telefone 9229 8062 (Lia).
Fonte: Rondônia ao Vivo

Você viu?

Ir para o topo