EnglishEspañolPortuguês

Tartaruga é resgatada de rede durante operação do Ibama no ES

16 de agosto de 2015
1 min. de leitura
A-
A+

Divulgação
Divulgação

Uma tartaruga-verde foi resgatada com vida durante uma operação de recolhimento de redes de pesca, realizada por agentes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e funcionários da Secretaria de Meio Ambiente de Marataízes, no Litoral Sul do estado.
Na operação, batizada de Quelônia, foram fiscalizados 25 quilômetros da costa de Marataízes. Boias e garrafas pet indicavam o local onde algumas redes de espera estavam instaladas de forma ilegal.
Foram apreendidas dezenas de redes de pesca instaladas na foz do Pontal da Barra. Segundo o secretário de Meio Ambiente, Ronald Mignone, a costa de Marataízes possui muitas tartarugas, que acabam ficando presas nas redes e não conseguem subir para respirar.
As redes são geralmente instaladas por pescadores da região muito próximas da foz, o que é proibido. De acordo com Mignone, deve ser respeitado o limite de 5 milhas da costa para pesca com redes. No entanto, ninguém foi identificado pela colocação das armadilhas
Tartarugas mortas
Na Praia de Capuba, em Jacaraípe, na Serra, na Grande Vitória, dez tartarugas-verdes não tiveram a mesma sorte. Elas foram encontradas mortas no local, nesta quarta-feira (12).
Técnicos do Instituto Brasileiro de Fauna e Flora estiveram no local e disseram que as mortes podem ter sido causadas de forma criminosa.
Fonte: G1

Você viu?

Ir para o topo