EnglishEspañolPortuguês

Campos Gerais (PR) injeta vacinas anticoncepcionais em cadelas

14 de agosto de 2015
2 min. de leitura
A-
A+

Cadelas começaram a ser vacinadas na quarta-feira (12) (Foto: Divulgação/Prefeitura de Tibagi)
Cadelas começaram a ser vacinadas na quarta-feira (12) (Foto: Divulgação/Prefeitura de Tibagi)

A Secretaria Municipal de Saúde começou a aplicar vacina anticoncepcional em cadelas que têm tutores em Tibagi, na região dos Campos Gerais do Paraná, essa semana. A medida pretende prevenir a propagação de zoonoses e diminuir a quantidade de animais nas ruas.
No primeiro dia, 40 cachorras da Vila São José foram vacinadas. A campanha continua nos bairros Nequinho, Bom Pastor, Divina Providência e Santa Paula. O serviço não tem custo para os tutores e deve ser repetido a cada seis meses, para garantir a eficácia.
De acordo com veterinário responsável pela vacinação, Fabiano Carneiro de Oliveira, existe uma fase certa para aplicar o anticoncepcional. “Temos o cuidado de não dar a vacina quando a cadela está prenha, o que pode causar infecções no útero. Optamos por vacinar quem tem dono porque é mais fácil de saber a situação do animal”, explica.
Fabiano afirma que o uso do anticoncepcional aumenta a incidência de tumores nos animais. No entanto, segundo ele, tomar a vacina não significa que a cadela terá, necessariamente, câncer de mama, por exemplo.
“A vacina não causa o câncer. O que ocorre é que, se houver predisposição para ter o tumor, o anticoncepcional acaba acelerando o processo. O índice é baixo: de 1000 cadelas que tomam a vacina, 50 têm o tumor”, explica.
Ainda conforme Fabiano, a prefeitura não tem verba e local para oferecer castração gratuita aos moradores. “Por enquanto, o que podemos oferecer é a vacina anticoncepcional. É melhor arriscar do que ter seis ou sete cachorrinhos abandonados pelas ruas a cada cachorra prenha”, explica.
Fonte: G1

Você viu?

Ir para o topo