EnglishEspañolPortuguês

Órgão ambiental devolve 257 animais silvestres à natureza em Campos (RJ)

13 de agosto de 2015
1 min. de leitura
A-
A+

Entre as ações, o GAM resgatou um jacaré que já foi devolvido à natureza (Foto: Divulgação)
Entre as ações, o GAM resgatou um jacaré que já foi devolvido à natureza (Foto: Divulgação)

O Grupamento Ambiental (GAM) de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, atendeu 216 solicitações da população de janeiro até o início de agosto. Do total, 73% delas foram relacionadas a resgates e solturas de animais silvestres. Segundo o órgão, dos 275 animais silvestres resgatados, 257 foram devolvidos à natureza. Na última soltura, realizada no sábado (8), 31 aves, entre coleiros, bigodinho, tico-tico, trinca-ferro, sanhaço, tiziu e bico-de-lacre, retornaram ao seu habitat.
Dos animais resgatados, 118 eram pássaros e outros 152 eram de diferentes espécies, como capivara, gambá, macaco-prego, tamanduá-mirim, cobra jiboia, jacaré-do-papo-amarelo, corujas e gaviões.
“São animais que, com a supressão de áreas de seu habitat, acabam aparecendo nas residências das pessoas em busca de alimento ou abrigo”, explica o comandante do GAM, Sávio Tatagiba.
O grupamento dá apoio a outros órgãos, como a Coordenadoria Defesa Civil do município e a Defesa Civil Estadual. O GAM ainda trabalha com educação ambiental através de palestras. O objetivo é reduzir o índice de registros de maus-tratos a animais. Este ano, 18 casos foram averiguados.
Outros 123 animais foram resgatados. “Encontramos papagaios, araras, tucanos, maritacas e passeriformes diversos, que foram apreendidos após denúncias anônimas, pois estavam sendo mantidos em cativeiros de forma irregular”, acrescenta Sávio.
Fonte: G1

Você viu?

Ir para o topo