EnglishEspañolPortuguês

Apipa arrecada fundos para construir centro de castração de animais

13 de agosto de 2015
3 min. de leitura
A-
A+

(Foto: Marcelo Guedes/PMPG)
(Foto: Marcelo Guedes/PMPG)

A Associação Piauiense de Proteção e Amor aos Animais (Apipa) está arrecadando fundos para a construção de um Centro de Castração. Este Centro permitirá que a ONG garanta o controle de natalidade dos animais domésticos em Teresina. Até agora, apenas cerca de R$ 9 mil foram arrecadados, sendo que o custo básico da construção do centro cirúrgico, compra de material e equipamento médico está orçado em R$ 50 mil.
As doações podem ser feitas através da plataforma online Kickante, na conta criada pela Apipa. Para isto, basta acessar o site www.kickante.com e buscar a campanha “Construção do Centro Cirúrgico da APIPA” – restam apenas 5 dias para doar.
“Um Centro Cirúrgico dentro da própria Associação vai nos possibilitar castrar os animais que estão abrigados e também os de pessoas que não têm condições financeiras para fazê-lo. Além disso, poderemos fazer o trabalho a um preço reduzido para aqueles que podem pagar”, afirma Roseli Pizzigatti Klein, integrante da Apipa.
A Associação abriga hoje cerca de 300 animais, a grande maioria vítima de maus-tratos e extrema violência, frutos do abandono. “A Apipa já tem, em média, 230 gatos e 80 cães. Estamos lotados. Não temos condições físicas nem financeiras para atender a demanda de Teresina, que é muito grande e continua a crescer; por isso, temos uma política de entrada”, explica Roseli.
Pelas limitações, a associação toma cuidados para que não haja superlotação, o que pode prejudicar a vida dos animais que estão abrigados, como conta Roseli: “Acreditamos que a pessoa que possui um animal tem que ponderar suas decisões pensando nele. Frequentemente, há casos de gente que muda de casa para apartamento e quer deixar o bicho conosco, isso não aceitamos”.
No Brasil, segundo a Organização Mundial de Saúde, existem cerca de 30 milhões de animais abandonados, entre 10 milhões de gatos e 20 milhões de cães. Nas grandes cidades, para cada cinco habitantes há um cachorro; destes, 10% estão abandonados. Em cidades menores, o número chega a 1/4 da população humana. “Se não tomarmos uma atitude em relação a isso, esse número alarmante sempre vai aumentar. Além do controle de natalidade, a castração também evita uma série de doenças que podem acometer os animais, como tumor nos testículos”, declara Roseli.
Maus-tratos
Praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos é crime. A pena é de detenção, levando no mínimo três meses a um ano, além de multa. O mesmo é aplicado em quem realiza experiência dolorosa ou cruel em animal vivo, ainda que para fins didáticos ou científicos, quando existirem recursos alternativos. Esta pena é aumentada de um sexto a um terço, se ocorrer morte do animal.
Como definido no artigo 164 do código penal brasileiro, é crime introduzir ou deixar animais em propriedade alheia, sem consentimento de quem de direito, desde que o fato resulte prejuízo. Há aplicação de multa e a detenção pode chegar até seis meses. Para Rose, as leis que já existem devem ter uma fiscalização eficiente para que sejam respeitadas. Além disso, acredita que deve haver uma educação desde as escolas, para sensibilizar as pessoas e criar uma consciência de que devemos cuidar dos animais.
Fonte: Portal O Dia 

Você viu?

Ir para o topo