EnglishEspañolPortuguês

Em gesto extraordinário, vaca esconde filhote para salvá-lo da morte

11 de agosto de 2015
3 min. de leitura
A-
A+

(da Redação)

Maureen McGowan
Maureen McGowan

Moses é um bezerro de dois meses que nasceu numa fazenda de exploração leiteira operada por uma comunidade amish no estado norte-americano da Pensilvânia. Uma vez por semana, um caminhão passa pela fazenda para recolher os filhotes das vacas, que são assassinados e vendidos como vitela, segundo informações do The Dodo.
A mãe de Moses já perdeu muitos filhos ao longo dos anos, mas tomou uma atitude surpreendente quando viu o familiar caminhão de vitela se aproximando pela estrada. A vaca escondeu o pequeno Moses, impedindo que fosse levado rumo ao trágico destino que espera por filhotes nessa situação.
Funcionou, mas não por muito tempo. Quando o fazendeiro descobriu que Moses não tinha sido levado, ficou furioso, pois o caminhão só retornaria dali a uma semana, e ele não queria o incômodo de alimentar o animalzinho com mamadeira. Tampouco permitiu que Moses bebesse o leite produzido pela mãe, já que pretendia vender o leite da vaca.
Decidiu então remover o amado Moses da companhia de sua mãe, para abandoná-lo fora da fazenda, completamente sozinho e desamparado.
Felizmente, Moses deu sorte mais uma vez. Uma mulher solidária passou por ali e percebeu a presença do bezerro. Logo, se dirigiu ao fazendeiro, perguntando-lhe se pretendia alimentar e cuidar do filhotinho, mas o homem ignorou a pergunta e foi embora.
Maureen McGowan
Maureen McGowan

Sensibilizada, a mulher confrontou o fazendeiro e acabou conseguindo sua permissão para levar o filhote até a entidade Animal Rescue Inc., que costuma resgatar cães e gatos. Lá, ele foi batizado de Moses (em referência ao bíblico Moisés, cuja mãe é tida como um exemplo de amor materno). Mesmo vivendo longe de sua mãe, o pequeno Moses é prova viva do forte vínculo que une esses animais a seus filhotes.
Algumas pessoas argumentam que esse tipo de comportamento deriva dos instintos naturais do animal, mas as vacas são conhecidas pelo imenso amor materno que sentem. A veterinára Holly Cheever documentou uma história impressionante, que aconteceu quando ela trabalhava numa fazenda leiteira.
Uma vaca que já tivera diversos bebês roubados estava prestes a dar à luz gêmeos. Sabendo que o fazendeiro esperava somente um filhote, ela levou um dos recém-nascidos bezerros até o fazendeiro, mantendo o outro escondido em um campo. O fazendeiro percebeu que a produção de leite da vaca em questão estava reduzida e, desconfiado, seguiu o animal, encontrando o outro bezerro, que foi então igualmente levado.
Felizmente, o caso de Moses teve um final menos trágico. O bezerrinho encontrou um lar permanente no Popular Spring Animal Sanctuary, no município de Poolesville, em Maryland. “Ele é um doce de animal. Amigável, adora pessoas e gosta de lambê-las,” conta Terry Cummings, cofundadora e diretora do santuário que recebeu Moses.
Cunnings relata que o filhote está se adaptando bem à nova vida. Moses está se familiarizando com as outras vacas residentes no local e poderá se juntar ao rebanho quando estiver um pouco mais crescido. Fez amizade com uma ovelha chamada Andy e gosta muito de correr e brincar.
Infelizmente, a mãe de Moses jamais saberá do destino de seu filhotinho. Mas seu ato de amor valeu a pena, pois esse bezerro recebeu outra chance de viver com dignidade.

Você viu?

Ir para o topo