Em gesto extraordinário, vaca esconde filhote para salvá-lo da morte


(da Redação)

Maureen McGowan
Maureen McGowan

Moses é um bezerro de dois meses que nasceu numa fazenda de exploração leiteira operada por uma comunidade amish no estado norte-americano da Pensilvânia. Uma vez por semana, um caminhão passa pela fazenda para recolher os filhotes das vacas, que são assassinados e vendidos como vitela, segundo informações do The Dodo.

A mãe de Moses já perdeu muitos filhos ao longo dos anos, mas tomou uma atitude surpreendente quando viu o familiar caminhão de vitela se aproximando pela estrada. A vaca escondeu o pequeno Moses, impedindo que fosse levado rumo ao trágico destino que espera por filhotes nessa situação.

Funcionou, mas não por muito tempo. Quando o fazendeiro descobriu que Moses não tinha sido levado, ficou furioso, pois o caminhão só retornaria dali a uma semana, e ele não queria o incômodo de alimentar o animalzinho com mamadeira. Tampouco permitiu que Moses bebesse o leite produzido pela mãe, já que pretendia vender o leite da vaca.

Decidiu então remover o amado Moses da companhia de sua mãe, para abandoná-lo fora da fazenda, completamente sozinho e desamparado.

Felizmente, Moses deu sorte mais uma vez. Uma mulher solidária passou por ali e percebeu a presença do bezerro. Logo, se dirigiu ao fazendeiro, perguntando-lhe se pretendia alimentar e cuidar do filhotinho, mas o homem ignorou a pergunta e foi embora.

Maureen McGowan
Maureen McGowan

Sensibilizada, a mulher confrontou o fazendeiro e acabou conseguindo sua permissão para levar o filhote até a entidade Animal Rescue Inc., que costuma resgatar cães e gatos. Lá, ele foi batizado de Moses (em referência ao bíblico Moisés, cuja mãe é tida como um exemplo de amor materno). Mesmo vivendo longe de sua mãe, o pequeno Moses é prova viva do forte vínculo que une esses animais a seus filhotes.

Algumas pessoas argumentam que esse tipo de comportamento deriva dos instintos naturais do animal, mas as vacas são conhecidas pelo imenso amor materno que sentem. A veterinára Holly Cheever documentou uma história impressionante, que aconteceu quando ela trabalhava numa fazenda leiteira.

Uma vaca que já tivera diversos bebês roubados estava prestes a dar à luz gêmeos. Sabendo que o fazendeiro esperava somente um filhote, ela levou um dos recém-nascidos bezerros até o fazendeiro, mantendo o outro escondido em um campo. O fazendeiro percebeu que a produção de leite da vaca em questão estava reduzida e, desconfiado, seguiu o animal, encontrando o outro bezerro, que foi então igualmente levado.

Felizmente, o caso de Moses teve um final menos trágico. O bezerrinho encontrou um lar permanente no Popular Spring Animal Sanctuary, no município de Poolesville, em Maryland. “Ele é um doce de animal. Amigável, adora pessoas e gosta de lambê-las,” conta Terry Cummings, cofundadora e diretora do santuário que recebeu Moses.

Cunnings relata que o filhote está se adaptando bem à nova vida. Moses está se familiarizando com as outras vacas residentes no local e poderá se juntar ao rebanho quando estiver um pouco mais crescido. Fez amizade com uma ovelha chamada Andy e gosta muito de correr e brincar.

Infelizmente, a mãe de Moses jamais saberá do destino de seu filhotinho. Mas seu ato de amor valeu a pena, pois esse bezerro recebeu outra chance de viver com dignidade.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

ÓRFÃO

TRATAMENTO

PROTEÇÃO ANIMAL

CRUELDADE


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>