EnglishEspañolPortuguês

Campanha pretende conscientizar habitantes de Dubai sobre direitos animais

11 de agosto de 2015
3 min. de leitura
A-
A+

(da Redação)

Foto: Sarah Dea / The National
Foto: Sarah Dea / The National

Uma defensora de animais moradora de Dubai acaba de lançar uma grande campanha para promover a causa animal nos Emirados Árabes Unidos, segundo informações do The National.ae.
Evelyn Priess é alemã e concebeu a campanha para conscientizar as pessoas sobre o bem-estar dos animais. “Tutelo quatro cachorros e acabo de adotar outro, que foi abandonado duas vezes e foi encontrado vagando na praia Al Raha [em Abu Dhabi].“ O cachorro foi adotado por Priess, mas ela afirma que esse é um grande problema nos Emirados Árabes, onde existem muitos cães em situação de abandono. “Muitas pessoas não cuidam dos animais, ou os maltratam. Em Mussafah, existem muitos animais abandonados, mas as pessoas nem os percebem. (…) Pode haver até cerca de 150 cães na região industrial.”
A campanha de Priess consistirá principalmente de outdoors, e ela afirma que esse é um sábio investimento, já que a falta de informação é um grande fator responsável pelo problema. “As pessoas me falam que eu faria melhor se investisse o dinheiro em um novo abrigo para animais abandonados. Mas o problema é que o público precisa ser educado sobre o bem-estar animal e sobre os direitos animais,” segundo Priess. “Poderíamos construir cinco novos abrigos e eles lotariam rapidamente, porque não estaríamos lidando com a raiz do problema do abandono de animais. É essencial educar as pessoas (…)”
Priess conta com a boa vontade de voluntários para realizar essa empreitada. A alemã já conseguiu o apoio de uma empresa de marketing, que aceitou ajudá-la gratuitamente, e também de um artista, que concordou em fazer o design dos outdoors. “Se encontrarmos alguém que esteja disposto a expor nosso outdoor em seu prédio sem taxas de aluguel será maravilhoso.”
Ela espera divulgar o site da campanha para que as pessoas obtenham mais informações sobre a causa. A campanha recebeu o apoio do artista local Mohammed Al Astad (que pintou um famoso retrato da Princesa Diana), além de muitos veterinários locais.
“O público precisa ser educado sobre isso e essa campanha certamente ajudará,” de acordo com Sarah Ward, enfermeira veterinária no British Veterinary Hospital em Dubai.
A britânica Samantha Poole é tutora de um gato e apoia a campanha. “Acho que, se os outdoors forem colocados em um lugar onde muitas pessoas possam vê-los, a mensagem sera transmitida. A maior parte das pessoas não sabe que existem entidades que podem ajudar os animais abandonados, então essa campanha será de grande ajuda.”
Priess busca agora o apoio financeiro de pessoas solidárias via internet, pelo site Indiegogo.
Os Emirados Árabes possuem uma das legislações de proteção animal mais rígidas do mundo, mas esse é um fato pouco conhecido.
Uma lei federal de 2007 protege os animais contra negligência e maus-tratos. Isso quer dizer que é proibido fornecer aos animais uma dieta inadequada ou submetê-los a um meio de transporte perigoso. A lei inclui “experimentos científicos” e abuso sexual dentre as práticas proibidas, punindo tutores responsáveis por tais práticas. Também requer que os animais recebam tratamento médico sempre que necessário, considerando ilegal o abandono.
As penas para violações aos direitos animais incluem prisão por até um ano, ou uma multa de até 20 mil dirham (cerca de 19240 reais).
Sarah Bartlett, porta-voz da entidade defensora de animais Animal Action EAE, afirma que essas leis têm pouca efetividade.“Infelizmente, nenhuma lei pode proteger os animais a não ser que os crimes sejam denunciados, para começar. A nossa entidade vem trabalhando duro para estimular a denúncia de maus-tratos contra animais.”
Espera-se que a campanha ajude a conscientizar o público dos Emirados Árabes sobre da situação lamentável em que vivem muitos animais no país.

Você viu?

Ir para o topo