EnglishEspañolPortuguês

Denúncia aponta envenenamento de cães em Vila Velha (ES)

9 de agosto de 2015
2 min. de leitura
A-
A+

Veterinário alerta para os riscos do veneno para os animais e crianças (Foto: Reprodução/ TV Gazeta)
Veterinário alerta para os riscos do veneno para os
animais e crianças (Foto: Reprodução/ TV Gazeta)

Pelo menos cinco cachorros foram envenenados em um mesmo condomínio no bairro Itapõa, em Vila Velha, na Grande Vitória. Segundo os tutores, os animais foram intoxicados enquanto passeavam pelas ruas próximas ao local que vivem.
“Eu ando com a minha cachorrinha, observando todo o espaço onde eu passo, pra ver se está limpo, se não tem nada que ela pode comer. Porque eu estou com medo, eles estão colocando muito veneno na rua”, conta a cabeleireira Fátima Costa.
A suspeita é que os animais estão sendo intoxicados com ‘chumbinho’, um veneno utilizado para exterminar ratos.
O estudante Bruno Pietoso é tutor do Floquinho, um dos animais que foram envenenados no condomínio. Ele passou mal no último domingo (2). “Meus pais viram que foi chumbinho e levaram ele para o veterinário”, conta o dono.
Floquinho foi atendido a tempo, mas infelizmente, nem todos os animais conseguiram se recuperar. A cadela Sol também foi envenenada, mas não resistiu.
“Eu vi o momento em que ela comeu alguma coisa no chão, mas eles são muito rápidos, eu não consegui identificar. Depois de 10 minutos ela começou a passar mal e eu corri para o veterinário, mas não deu tempo. E o laudo do veterinário foi esse, foi envenenamento”, conta a empresária Évila Moreira, tutora da Sol.
Os moradores afirmam que alguém tem colocado o veneno dentro de pedaços de alimentos. O síndico Mauro Carvalho colocou avisos no prédio que vive para conscientizar os condôminos.
“Os animais não têm culpa e não podem ser penalizados com essa atitude irresponsável. Tirar a vida dos animais assim é um ato covarde e inconsequente”, opina o síndico.
O veterinário Guilherme Brêtas trabalha na clínica que atendeu todos os cinco animais intoxicados.
Ele confirma a suspeita de que os animais estão sendo intoxicados com chumbinho e faz um alerta sobre os riscos desse veneno, não só para os animais: “Se uma criança, em uma pracinha, toca isso e leva a mão à boca, nós podemos ter uma tragédia”
Um caso semelhante já foi denunciado à reportagem por moradores do bairro Jardim Camburi, em Vitória, no final de junho deste ano.
A Policia Civil informou que, se o caso for confirmado, o autor pode responder pelo crime de maus-tratos aos animais. A pena varia de 3 meses a 1 ano de detenção, além de pagamento de multa.
Fonte: G1

Você viu?

Ir para o topo