EnglishEspañolPortuguês

ONG cria campanha para incentivar adoção de cães adultos no Sul do Rio

5 de agosto de 2015
3 min. de leitura
A-
A+

Número de animais abandonados cresceu 300% no primeiro semestre, diz ONG (Foto: Cristiane Mendes/G1)
Número de animais abandonados cresceu 300% no primeiro semestre, diz ONG (Foto: Cristiane Mendes/G1)

Eles são dóceis, conhecidos como ‘o melhor amigo do homem’ e se adaptam facilmente a uma nova rotina. Mesmo assim, cães adultos ainda encontram dificuldades para achar um novo lar.
De acordo com a ONG Sociedade Protetora dos Animais (SPA), de Volta Redonda (RJ), o número de cachorros abandonados na cidade cresceu mais 300% no primeiro semestre do ano comparado ao mesmo período de 2014.
“Os números são absurdos. Em média, recebemos de 4 a 5 cachorros ou ninhadas por semana aqui na ONG. É importante frisar que abandonar um animal é crime sujeito a multa e até quatro anos de prisão”, explicou Mônica Torres, uma das coordenadoras da instituição.
Atualmente o local conta com 120 animais, divididos entre cães e gatos, a deles maioria adultos.
“Infelizmente a população ainda tem receio de adotar um animal adulto por achar que ele não vai aprender, não vai se adaptar a família ou a rotina da casa. Mas isso tudo é um mito. Um animal adulto já vem com a personalidade definida, já está mais resistente as doenças do que os filhotes e são mais gratos aos tutores por justamente ganharem a oportunidade de ter um novo lar. Eles são extramente adaptáveis”, explicou.
Para cuidar dos animais da Sociedade Protetora dos Animais, o local conta com os lares temporários.
“Os voluntários abrigam os animais por um tempo até a gente achar uma casa definitiva para eles. Nossa maior dificuldade hoje em dia é achar pessoas que queiram adotar cães e gatos já adultos, por isso, criamos uma campanha nas redes sociais. Estamos montando um vídeo institucional onde teremos depoimentos de pessoas que adotaram. Lá eles irão contar como é a rotina e o dia a dia deles”, disse Mônica.
O administrador de empresas Igor Reis é um dos voluntários que fará parte do vídeo. Apaixonado por cachorros desde criança, ele adotou cinco cães adultos.
“Eu e a minha esposa sempre gostamos de animais. Dos seis cachorros que temos em casa, só uma foi adotada ainda filhote, o resto são todos adultos. Não vejo diferença em adotar um cão já adulto, pelo contrário, acho melhor pela questão de saber onde urinar e se alimentar, por exemplo. Dos meus seis cachorros, dois foram adotados amputados e hoje eles são a alegria aqui de casa. Fazem parte da minha família”, garantiu Igor.
Caminhada do Amicão
A Sociedade Protetora dos Animais de Volta Redonda irá participar pelo segundo ano consecutivo da Caminhada do Amicão. O evento, promovido pela TV Rio Sul, será realizado no domingo (9), entre 9h e meio-dia, no Parque das Águas de Resende e no Kartódromo de Volta Redonda. Além de caminhada de 1 km, haverá serviços e atendimentos gratuitos.
“Vamos levar orientações sobre a castração e falar um pouco sobre o nosso trabalho na ONG. Será mais uma vez um evento muito bonito e esperamos repetir o sucesso da edição anterior”, disse Mônica Torres.
Fonte: G1

Você viu?

Ir para o topo