EnglishEspañolPortuguês

CCZ de Mogi (SP) 'dá banho' em jararaca encontrada suja de piche

5 de agosto de 2015
2 min. de leitura
A-
A+

Jacaraca suja de piche foi encontrada em Mogi das Cruzes (Foto: Jefferson Leite/Arquivo Pessoal)
Jacaraca suja de piche foi encontrada em Mogi das Cruzes (Foto: Jefferson Leite/Arquivo Pessoal)

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Mogi das Cruzes realizou nessa terça-feira (4) uma força-tarefa para dar banho em uma jararaca que foi encontrada por um morador suja de piche. Este é o segundo caso de aparecimento de animal silvestre em área urbana registrado em menos de uma semana. No dia 28 de julho, um bicho-preguiça foi resgatado com ferimentos graves após ser eletrocutado enquanto subia em uma árvore.
A cobra de pouco mais de 1 metro foi levada ao CCZ pela manhã. “Ela foi encontrada dentro de balde cheio de piche. Ela deve ter se escondido e acabou suja”, explicou o veterinário Jefferson Leite. Três veterinários da unidade se juntaram para “dar um banho” com água e detergente no animal. “Usamos um tubo transparente para imobilizá-la e lavar parte do corpo da cobra. Depois, quando fomos lavar a cabeça, precisamos aplicar anestesia. A jararaca é peçonhenta, tem veneno e poderia machucar alguém durante a lavagem”, detalhou.
O animal foi lavado com água e detergente neutro, suficientes para a retirada do piche. Depois do banho, ela foi colocada em uma caixa onde ficará em observação até o fim de semana. “Vamos acompanhar o comportamento dela só para ver se ela está bem, se não engoliu piche. Esse é um material tóxico e se a cobra não tivesse sido socorrida à tempo teria de ser morta”, explicou o veterinário. Depois deste período, a cobra será solta em local seguro.
Bicho-Preguiça
Na semana passada um bicho-preguiça foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros depois de ser eletrocutado.Ele tentava subir no topo de uma árvore quando encostou na fiação elétrica.O animal foi medicado e encaminhado ao Centro de Recuperação de Animais Silvestres (Cras) do Parque Ecológico do Tietê. No ano passado, o veterinário atendeu um caso parecido. Na ocasição, o animal teve queimaduras pelo corpo.
Fonte: G1

Você viu?

Ir para o topo