EnglishEspañolPortuguês

17 cavalos são resgatados pela Secretaria de Meio Ambiente em Apucarana (PR)

5 de agosto de 2015
1 min. de leitura
A-
A+

Foto:Divulgação/Prefeitura
Foto:Divulgação/Prefeitura

Operação encabeçada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), em conjunto com Força Verde, Sociedade Protetora dos Animais de Paranavaí e concessionária Viapar, resgataram nesta terça-feira (04/08), 17 cavalos que estavam soltos em vários bairros de Apucarana, no Paraná.
A ação tem como foco principal coibir maus-tratos, evitar acidentes no trânsito, bem como a permanência de animais em área de preservação permanente. Durante os trabalhos, quatro pessoas foram detidas por desacato e encaminhadas à delegacia.
Os animais de grande porte foram recolhidos nas regiões do Conjunto Habitacional Sumatra, Jardim Ouro Verde, Núcleo Habitacional Marcos Freire, Núcleo Habitacional Dom Romeo Alberti e Residencial Jaçanã.
De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Ewerton Pires, a secretaria tem recebido denúncias constantemente de moradores, o que também teria motivado a operação nestas localidades.
Pires relata que três cavalos resgatados apresentam sinais de maus-tratos e duas éguas estão prenhas. Segundo o secretário, 11 animais foram encontrados em área de preservação permanente, o que também configura crime ambiental. Todos foram encaminhados para a Sociedade Protetora dos Animais, em Paranavaí.
“Os equinos vão passar por avaliação veterinária, entre outros cuidados. Caso os tutores apareçam e consigam comprovar terão de pagar os custos da estadia para resgatar os animais”, informa.
O secretário ressalta que, a maioria não tem comprovação de origem. Na última operação realizada em março foram resgatados 31 animais. Apenas 6 foram devolvidos aos tutores que comprovaram a origem e assinaram termo se comprometendo a encaminhar o equino à zona rural.
Fonte: TN Online

Você viu?

Ir para o topo